Para Nokia, voz ainda é fator central de crescimento

0

Jormam Ollil, presidente da Nokia, foi um dos palestrantes que abriram a CTIA Wireless, que acontece esta semana em Las Vegas.

Naturalmente, a Nokia falou de novos serviços, novas aplicações, mas chamou a atenção o fato de a empresa ter destacado que, ainda hoje, e por muito tempo, o grande "driver" de crescimento da indústria de celular continuará sendo o serviço de voz. "Daí a importância de melhorar ainda mais a qualidde do sinal e das conexões".

Para a Nokia, os países em desenvolvimento como China, Índia, Rússia e Brasil serão os impulsionadores de 80% do crescimento que se registrará até o final de 2008, quando se espera que a plataforma de telefones móveis chegue a 3 bilhões de usuários no mundo (hoje são 2,2 bilhões).

"Cada país terá necessidades diferentes, então não há fórmula única a ser seguida". Mas a Nokia aposta muito no crescimento dos serviços que integram VoIP sobre handsets móveis, o que também significa uma aposta no crescimento das redes convergentes fixo-móvel.

O celular como estação de entretenimento também é uma realidade inevitável, e hoje, segundo a Nokia, há meio bilhão de celulares com capacidade de tirar fotos no mundo e são realizados cerca de 4 milhões de downloads de músicas para celulares todos os dias.

Na área de TV móvel, a Nokia aposta, como já se sabe, no padrão DVB-H. Mas a empresa não falou em nenhum momento em um modelo gratuito. Na visão da empresa, é preciso chegar a um modelo "affordable" e que seja de uso simples. Aliás, nos EUA também não se fala em modelos gratuitos de televisão móvel, como acontece no Brasil.

Em outubro, a Qualcomm promete lançar, em conjunto com a Verizon, a plataforma MediaFLO, que de certa forma concorre com o DVB-H estimulado pela Nokia e que é o caminho que a indústria de telefonia móvel e também a indústria de entretenimento pensa em desenvolver a TV móvel nos EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.