Teles móveis dos EUA querem flexibilidade regulatória

0

As preocupações da indústria de telefonia móvel norte-americana não são exatamente diferentes das preocupações dos operadores brasileiros. Impostos e restrições regulatórias estão entre os principais pontos colocados por Len Lauer, CEO da Sprint Nextel, em sua palestra de abertura da CTIA Wireless, principal encontro da indústria de celular norte-americana, que acontece esta semana, em Las Vegas, EUA.

Segundo Lauer, as companhias de telefonia celular estão revolucionando não só a forma como as pessoas se comunicam, mas também a forma como elas se entretêm, e a chave desse modelo é a competição e a capacidade de inovação. O apelo da indústria, colocado pelo CEO da Sprint, é para que os órgãos regulatórios mantenham o mercado flexível, com regras apenas no que tangencia a questão dos abusos competitivos.

Um conjunto de normas unificadas também tem sido um preocupação dos operadores norte-americanos, já que ao contrário do Brasil, nos EUA os Estados têm autonomia para estabelecer algumas regras setoriais.

Os operadores de telefonia móvel têm sido duramente atacados pela imprensa e pelos legisladores norte-americanos em relação à questão da privacidades de seus clientes. Lauer procurou desfazer parte dessa imagem atribuindo a grupos "sem escrúpulos" o uso indevido de informações das teles, em alguns casos roubadas, para ações consideradas ilegais, como spam em redes de dados e SMS, telemarketing etc.

Outro ponto em relação ao qual a indústria de telefonia móvel dos EUA levanta a bandeira é o problema da tributação. Assim como no Brasil, nos EUA os tributos sobre serviços móveis são similares, em alguns casos até maiores, do que os tributos sobre bebidas alcoólicas e tabaco.

FCC busca espectro

Mas a FCC, órgão regulador das comunicações nos EUA, parece não estar exatamente na mesma sintonia dos operadores. Para Kevin Martin, presidente da FCC, que esteve na abertura da CTIA Wireless, o problema que mais concentra atenção do órgão nesse momento é garantir que haverá espectro para todos os competidores e todos os serviços móveis que são lançados.

A FCC está em processo de licenciamento de novas faixas, especialmente AWS e 700 MHz. Além de garantir espaço, a FCC espera que o processo de abertura de novas faixas traga novos players, especialmente grupos que hoje estão fora do mercado móvel. Ao responder a uma provocação do moderador e presidente da CTIA, Steve Largent, sobre como a FCC via a possibilidade de que empresas como Google e Microsoft disputassem as faixas que estão sendo leiloadas, Martin respondeu: "É sem dúvida excitante para que se tenha o desenvolvimento de novas aplicações e serviços".

Outra preocupação da FCC, segundo Kevin Martin, tem sido garantir que as regras de distribuição de conteúdo colocadas para outras tecnologias se apliquem também a plataformas móveis. O FCC quer que a mesma flexibilidade que serviu para o desenvolvimento do mercado de banda larga seja aplicada para o desenvolvimento das novas aplicações móveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.