Venezuela firma convênio com IBM na área de software livre

0

A política do governo brasileiro de difundir o uso de software livre na administração pública fez escola na América Latina. A Venezuela pretende estimular o desenvolvimento de programas de código aberto como forma de alcançar a chamada independência tecnológica.

Para atingir esse objetivo, o Centro Nacional de Tecnologia da Informação (CNTI), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia daquele país, firmou um convênio com a IBM para o desenvolvimento de software livre. O acordo está em vigor desde março e tem metas agressivas. Para o CNTI, a independência tecnológica da Venezuela, no que se refere a software livre, se dará quando se conseguir formar pelo menos dez mil desenvolvedores. Para o CNTI, isso reforça a necessidade de unir esforços das universidades, e seus centros de pesquisa, com a iniciativa privada.

No Brasil, o Instituto Nacional de Tecnologia (ITI) possui iniciativa semelhante. O Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC) já treinou mais de 5,5 mil técnicos e usuários finais em padrões abertos desde que iniciou suas atividades, em agosto de 2004.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.