Samsung pode ajudar Apple a se livrar de multa por quebra de patentes no iTunes

0

A Samsung Electronics pode acabar salvando sua arqui-inimiga Apple de ter que pagar cerca de US$ 533 milhões após um tribunal federal do estado do Texas, nos EUA, condenar a fabricante do iPhone por ter infringido três patentes na sua plataforma de conteúdo online iTunes pertencentes a empresa de licenciamento de patentes Smartflash.

É que nesta semana, a Samsung, que está sendo processada por usar as mesmas tecnologias, vai tentar convencer o Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês) a avaliar se duas das alegadas patentes da Smartflash não teriam sido registradas primeiro por ela.

Se o conselho de revisão do órgão regulador admitir que seja feita uma reanálise dessas patentes, isso não só irá beneficiar a Samsung, mas também a Apple — as duas empresas decidiram, no ano passado, abandonar suas ações recíprocas envolvendo patentes de smartphones em todo o mundo, exceto nos EUA.

"Apple poderá adiar o pagamento de quaisquer danos até que haja uma resolução do caso envolvendo a Samsung", disse Justin Oliver, chefe do escritório de advocacia Fitzpatrick, Cella, Harper & Scinto, especializado em processos de contestação de patentes. "Se ela for forçada a pagar uma indenização, é muito difícil conseguir isso de volta", acrescentou ele à Bloomberg News.

A Apple, que afirmou que irá recorrer, disse que a decisão é mais um motivo pelo qual uma reforma é necessária no sistema de patentes para conter processos de companhias que não fabricam produtos.

Patentes não elegíveis?

A Smartflash entrou com processo contra a Apple em maio de 2013, alegando que o software iTunes infringe patentes relacionadas ao acesso e armazenamento de músicas, vídeos e jogos baixados. O inventor da tecnologia, Patrick Racz, foi originalmente procurado para comercializar a invenção em 2002 pela cantora pop Britney Spears, segundo a denúncia da empresa.

O conselho de revisão do USPTO vai analisar também nesta semana se a alegação da Samsung de que as patentes não são elegíveis para a proteção legal porque cobrem idéias abstratas, e não invenções reais, procede. Um conselho de juízes irá avaliar os argumentos de ambas as empresas, Samsung e Smartflash, antes de chegar a uma decisão final.

Embora tenha sido bem-sucedida contra a Apple, as chances da Smartflash ganhar o processo não são tão altas, tomando por base comentários anteriores feitos pelo órgão regulador. Nos poucos casos julgados com base na alegação de que a invenção era uma idéia abstrata, o USPTO deliberou 100% a favor da tese de que as patentes não são elegíveis para a proteção legal, de acordo com um estudo realizado pelo escritório Fitzpatrick, Cella, Harper & Scinto.

O advogado da Smartflash lembra, por seu lado, que a empresa passou por uma luta dessas antes. O juiz distrital, que presidiu o julgamento ficou do lado de empresa, disse o advogado Jason Cassady, do escritório Caldwell, Cassady & Curry. "[Se o USPTO acatar o pedido da Samsung] isto será apenas a instituição da revisão", disse Cassady. "É um pouco diferente da maioria dos casos, e nos sentimos confiantes."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.