Participação no leilão de 4G está dentro do esperado, diz ministro

0

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira, 6, que a participação de seis grupos no leilão das faixas de frequência para a tecnologia 4G e para a oferta de telefonia móvel e internet na área rural ficou dentro do esperado pelo governo. “Vai ter disputa porque as faixas não são iguais, têm tamanhos diferentes e algumas têm mais vantagens que as outras. Então, as empresas vão brigar para pegar as melhores faixas.”

Na terça-feira, 5, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu a documentação e a proposta para participação no leilão dos grupos Claro, TIM, Oi, Vivo, Sky e Sunrise Telecomunicações, sendo que a Claro e a TIM se credenciaram com duas empresas cada. A abertura dos envelopes está marcada para o dia 12 de junho.

Segundo Paulo Bernardo, o governo esperava a participação da empresa sueca Net1 na disputa pela faixa de frequência de 450 megahertz (MHz), para a telefonia rural, mas a operadora desistiu por causa das garantias financeiras exigidas pela Anatel no edital. “Precisamos ter garantia de que o serviço será executado. Possivelmente essa faixa não tem a mesma rentabilidade do 4G, mas vai contar com oferta de infraestrutura grande.”

O leilão também vai obrigar que as empresas deverão usar pelo menos 60% dos equipamentos fabricados no país em suas redes entre 2012 e 2014. Segundo o ministro, a fiscalização não vai ser imediata, mas o governo não vai abrir mão dessa exigência. “Isso não vai ser fiscalizado mês a mês, vai ser a cada ano, a cada ano e meio, vamos verificar. É perfeitamente possível começar comprando equipamentos e depois equilibrar, mas o limite terá que ser observado, não vamos abrir mão disso.”

No leilão para a tecnologia 4G, o vencedor será aquele que oferecer o maior preço pela outorga de cada um deles. Se todos os lotes ofertados forem vendidos, a expectativa da Anatel é arrecadar pelo menos R$ 3,85 bilhões com a licitação. Já para a faixa de 450 MHz, que servirá para ampliar a cobertura dos serviços de telefonia e internet na área rural, vai ganhar a licitação quem oferecer o menor preço para o consumidor. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.