Portugal Telecom aposta no apoio do governo brasileiro

0

O governo brasileiro tem interesse no fortalecimento das relações luso-brasileiras, disse à Agência Lusa José Pedro Baptista, presidente da Portugal Telecom Investimentos Internacionais, empresa que administra os negócios do grupo no exterior. A declaração acontece cerca de um mês depois de o presidente da PT, Henrique Granadeiro, dizer, durante visita ao Brasil, que a operadora portuguesa considerava uma troca de participações com a Oi (ex-Telemar) "para a construção de um pilar luso-brasileiro, em Portugal e no Brasil".

A opção vista com maior simpatia por Brasília é a fusão da Oi, que domina a telefonia fixa nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste (com exceção de São Paulo) com a Brasil Telecom, líder no Sul e no Centro-Oeste, para a criação de uma grande empresa de telecomunicações que faça frente às companhias de capital estrangeiro. "Não temos dúvidas que o próprio Estado brasileiro tem um grande interesse em cimentar as relações luso-brasileiras", disse Baptista, em entrevista em Pequim, ao ressaltar que a estratégia da Portugal Telecom implica manter e reforçar a presença no mercado brasileiro, caso surjam oportunidades.

Na terça-feira (3/7), o ministro de Obras Públicas, Transportes e Telecomunicações de Portugal, Mário Lino, disse que o governo português tem interesse na criação de um grande grupo de telecomunicações luso-brasileiro, que classificou como um "bom projeto". Um dia depois das declarações do ministro, o premiê português, José Sócrates, também tocou no assunto. Em Lisboa, no dia da cúpula União Européia-Brasil, o primeiro-ministro disse que vê o projeto "com bons olhos".

O presidente da Portugal Telecom Investimentos Internacionais, João Pedro Baptista, disse ainda que a companhia se prepara para anunciar novos investimentos na África. Ele considera que o continente africano "vai contribuir de forma muito marcante para o crescimento de receitas e de rendimento do grupo". ?Dentro de dois meses podemos concretizar algumas das coisas sobre as quais temos trabalhado ", disse Baptista.

A estratégia da companhia, segundo ele, baseia-se nas previsões de crescimento do sector das telecomunicações, sobretudo móveis, no continente devido às baixas taxas de penetração. A maior parte dos países de africanos tem uma taxa de penetração de celulares entre 20% e 25%, contra uma penetração entre os 110% e os 120% na Europa. "A nossa estratégia é investir em negócios ou adquirir licenças, notadamente na África subsariana, em países onde haja rentabilidade", afirmou Baptista, que disse acreditar que "o mercado africano vai continuar a crescer durante muitos anos, com necessidade de investimento e taxas de retorno muito interessantes".

O executivo negou que a estratégia do grupo para a África seja necessariamente articulada a partir do mercado angolano e afirmou que a Portugal Telecom vai, "nos próximos meses e anos, continuar a juntar ao portfólio novas operações que poderão estar em países ao redor de Angola, mas que também poderão não estar".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.