Brasil é candidato a autoridade internacional de patentes

0

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) formalizou, no último dia 31, em Genebra, na Suíça, a candidatura do Brasil como autoridade internacional de busca e exame preliminar de patentes. Segundo o órgão, os documentos foram entregues à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi).

Para se candidatar o país precisou cumprir três requisitos: ter acesso à documentação mínima exigida pelo Tratado de Cooperação de Patente (PCT, na sigla em inglês), ter 255 examinadores de patentes e projeto de qualidade para os serviços de busca e exame.

A principal função das autoridades internacionais é pesquisar a existência de tecnologias que possam impossibilitar a concessão das patentes.

Ainda de acordo com o INPI, caso a candidatura seja aprovada, o país terá diversas vantagens na área de propriedade intelectual. O instituto afirma que os brasileiros poderão usar o sistema internacional com mais facilidade e até obter custos menores. Também será mais fácil e rápido para os brasileiros que quiserem fazer seus depósitos internacionais de patentes via INPI.

Outra perspectiva que se abre é a transformação do português em idioma de depósito de patentes e, posteriormente, língua de publicação dos pedidos internacionais, o que dispensaria a tradução dos documentos. A decisão será dada pela assembléia geral da Ompi, no fim de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.