Comissão discute proposta que amplia uso do pregão eletrônico

0

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado realiza nesta terça-feira (7/8) audiência pública para debater o projeto de lei, já aprovado na Câmara dos Deputados, que amplia o uso do pregão eletrônico nas compras do governo, com o objetivo de dar mais transparência às licitações e concorrências públicas.

Entre os convidados para o debate estão o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, e os presidentes do Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Alencar Rodrigues; do Conselho Federal de Engenharia, Marcos Túlio de Melo; da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Paulo Safady Simão; da Associação Brasileira de Infra-Estrutura, Paulo Godoy; e do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada, Luiz Fernando Santos Reis.

O projeto, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além de já ter sido aprovado na Câmara, já tramitou nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), do Senado.

O relator na CCT, senador Romeu Tuma (DEM-SP), argumentou que o uso do site eletrônico oficial da administração pública para dar publicidade às licitações e respectivos atos pode até ser visto como um instrumento moderno e democrático. Argumentou, no entanto, que "é preciso atentar para um problema social que o país enfrenta: a chamada exclusão digital, ou seja o fato de que a grande massa dos brasileiros não tem acesso a computadores ou à Internet".

Em seu parecer, Tuma ampliou o conteúdo das emendas apresentadas pelo senador Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE) na CCJ, para exigir que as informações referentes a licitações e leilões, além de serem apresentadas nos meios eletrônicos, sejam publicadas nos jornais de grande circulação. Tuma acrescentou a exigência de que esses avisos sejam publicados no Diário Oficial, mesmo em casos de simples "convite".

Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.