TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Grupo Abril ganha escala com multisourcing

Postado em: 06/08/2007, às 18:53 por Redação

Uma parceria que já dura quatro anos acaba de ser renovada. O grupo Abril recontratou a T-Systems para um projeto inclui manutenção de cerca de 6 mil desktops e 500 Macintoshes; impressão de quatro milhões de etiquetas por mês; atendimento de 14 mil chamados mensais de help desk ? via fone, e-mail ou web; disponibilização de desktops e notebooks, gestão técnica dos níveis de serviços de todos os fornecedores de TI; definição e implementação de processos e ferramentas de governança; suporte on-site nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Curitiba.

Com sete mil funcionários divididos entre os prédios da editora e gráfica, área de TI do Grupo estava sem capacidade e expertise para a execução e solução dos serviços. Companhia precisava ganhar escala para atender a demanda.

?Nossas operações são muito dependentes de uma ótima gestão de TI. As publicações têm prazos de fechamento e tanto os jornalistas quanto os designers e diagramadores dependem de computadores 100% operantes para produzir textos, imagens, diagramação e geração de arquivos para impressão, Gerson Mendes Ferreira, gerente executivo de TI do grupo Abril?.

Segundo Ferreira, um dos maiores desafios da área de TI da editora para 2007 é a consolidação de uma série de processos com o objetivo de alcançar simplificação e redução de custos. Hoje a e organização conta com vários fornecedores: Telefônica, Siemens, EDS, T Systems e Oracle, além disso, são 350 aplicativos para o desenvolvimento de uma série de atividades.

?Para 2007 estamos buscando a simplificação desses procedimentos, com o objetivo de integrar mais serviços para menos fornecedores de TI e a redução do número de aplicativos para apenas 90. A simplificação da arquitetura de TI é vital para alcançarmos a redução de custos que planejamos", afirma o executivo, que acrescenta que em 2007 a Editora vai fortalecer seu posicionamento na Internet.

Para não sucumbir às artimanhas do multisourcing, o CIO definiu um modelo de gestão no qual os fornecedores devem se adequar ao processo. ?Cada fornecedor está interligado ao outro. O próprio service desk da T Systems faz a primeira triagem no atendimento e direciona para o segundo nível, que no caso seria outro fornecedor?. Ferreira defende o SLA (acordo do nível de serviço) como estatística para medir se os resultados estão sendo alcançados. Os índices são de 99,5% a 99,9%.

?Hoje conseguimos trazer maior escala e agilidade. A criação de um portfólio de serviços foi essencial para não ficarmos reativos. Temos muitos serviços sob demanda, mas a nossa meta é ter um modelo onde só pagamos aquilo que consumimos?.

A redução dos custos tem acontecido gradativamente. Durante a última renovação, a área de TI alcançou índices de 11% a 30% nos valores dos contratos. ?Todos os anos fazemos uma avaliação dos contratos. Para cada área buscamos orçamentos de três empresas. Assim conseguirmos forçamos os nossos fornecedores a otimizarem seus serviços e repassar nos custos. Durante a renovação do último contrato conseguimos um abatimento de 50% no valor do storage?, afirma Ferreira.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top