Relator de CPI defende menos estabilidade para dirigentes de agências

0

O relator da CPI do Apagão Aéreo no Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO), defendeu nesta segunda-feira (6/8) mudanças na legislação que rege o funcionamento das agências reguladoras, para facilitar a demissão de dirigentes em caso de ?corrupção ou incompetência?. Atualmente, isso só pode ser feito por meio de processo administrativo ou judicial.

?Sou favorável à alteração para que o Congresso tenha possibilidade de destituição nos casos de corrupção ou incompetência, ou as duas coisas juntas?, afirmou o relator após reunião com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para entregar os dois relatórios já aprovados pela CPI, um sobre o acidente do Boeing da Gol, em setembro de 2006, e outro sobre a crise do sistema aéreo.

Demóstenes disse que falou sobre o assunto no encontro, especialmente no que se refere à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas Jobim não emitiu nenhuma opinião, apenas ouviu. ?Disse a ele que houve um claro favorecimento às duas maiores empresas de transporte aéreo no Brasil [TAM e Gol] e que há uma partidarização em detrimento do conhecimento técnico dentro das agências?, afirmou.

A crise aérea voltou a gerar discussões no Congresso Nacional e no governo sobre a atuação e autonomia das agências reguladoras, principalmente a Anac. No Legislativo, o Projeto de Lei 3.337, de 2004, cria um novo marco legal para as agências. O relator, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), diz esperar que a proposta entre na pauta de votação agora que terminou o recesso.

Apesar da autonomia, as agências têm de cumprir os marcos legais e se ajustar às políticas de governo. Na semana passada, o governo decidiu aumentar o poder do Conselho de Aviação Civil (Conac), órgão de assessoramento da Presidência da República. Anac e Infraero terão de enviar boletins quinzenais sobre a aplicação das medidas tomadas pelo Conac.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), Álvaro Machado, é contra a proposta de mudança na legislação. Ele lembrou, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, na sexta-feira (3/8) que os órgãos [agências] são do Estado e não do governo, o que aconteceria caso a mudança seja aprovada.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.