Governo vai adotar modelo de custo para baixar preço de tarifa

0

Definir o que se paga em todos os tipos de ligações é a forma que o governo encontrou para tentar reduzir as distorções nos custos das ligações. De acordo com o conselheiro da Anatel, Pedro Jaime Ziller, o governo quer evitar subsídios cruzados, além de corrigir várias contradições na cobrança de tarifas, definindo um modelo de custo, que deverá estar implantado até 2010.

"Estamos insistindo e a proposta está chegando agora a um modelo mais consistente. Trata-se do modelo de custos da telefonia. Esse modelo vai servir tanto para a telefonia fixa quanto para a móvel. A expectativa que se tem é que, ao estabelecer esse preço, a gente consiga baixar a assinatura básica, os valores de interconexão e mais o que se consiga baixar no geral".

Ziller citou a diferença entre o que se cobra nas ligações pré-pagas e pós-pagas como um exemplo de distorção. "Como posso falar dentro de uma mesma rede e pagar seis centavos [no pós-pago] e R$ 1 [no pré-pago]. Quando falo de uma rede para outra, pago cinqüenta centavos? Tem alguma coisa que não está correta."

Para Ziller, é necessário ter um modelo para dizer o que não está correto. "Não adianta tentar corrigir pontualmente uma coisa e não ter referência do outro lado. Tem que ter uma visão mais global para poder defender, e o modelo de custo vai nos dar essa visão".

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.