Furukawa recebe "Rótulo Ecológico ABNT"

0

A Furukawa acaba de receber a licença para o uso da Marca ABNT de Qualidade Ambiental – Rótulo Ecológico ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas para toda linha de cabos,  o que garante aos clientes que os produtos são fabricados de maneira sustentável e que valorizam a qualidade e protegem o meio ambiente, em todo o seu ciclo de vida, considerando desde o desenvolvimento do produto, passando pela extração das matérias-primas, fabricação, embalagem e distribuição, até o seu descarte adequado e reciclagem.  A Furukawa é a primeira indústria do setor de Telecomunicações e TI no Brasil a conquistar esta certificação.
“A Furukawa atua de forma ética e transparente e investe constantemente em pesquisas para oferecer à sociedade produtos de qualidade, que respeitam o meio ambiente e que contribuem para o desenvolvimento sustentável – da obtenção da matéria prima, manuseio e produção, até o uso correto pelo cliente. Esta certificação valida nosso compromisso com as futuras gerações e auxilia a marca Furukawa a avançar cada vez mais com seus negócios no Brasil e mercados internacionais.”, diz Foad Shaikhzadeh, presidente da Furukawa.
Tecnologia verdes
Primeira indústria de cabos no Brasil a obter a certificação ISO 9001 pelo INMETRO, em 1990, a Furukawa conquistou em 2002 a certificação ISO 14001, atingindo o equilíbrio entre a lucratividade e a proteção ao Meio Ambiente, reduzindo os impactos ambientais através de programas, metodologias e procedimentos internos, além de garantir total controle e gerenciamento dos resíduos nas diversas etapas dos processos de fabricação de seus produtos, na planta localizada na capital paranaense.   A partir de 2007 passou a oferecer ao mercado a sua linha de produtos ecológicos – cabos ópticos, cabos metálicos e conectores em conformidade com a Diretiva Européia RoHS (Restriction of Hazardous Substances) e naquele mesmo ano criou o Programa Green IT Furukawa, focando na coleta de cabos e acessórios, que são substituídos nos processos de expansão e modernização de redes das empresas clientes. 
Pelo programa, após a retirada dos materiais no cliente, os mesmos são acondicionados em embalagens específicas para transporte e retornam à fábrica onde são devidamente separados e entregues à empresas recicladoras que transformam os resíduos em matéria-prima para uso em outros processos produtivos. Toda a ação é realizada por empresas especializadas e devidamente certificadas pela Furukawa.  “O Programa Green IT promove um ciclo virtuoso e confirma o compromisso da Furukawa com a promoção do desenvolvimento sustentável e de geração das Redes Verdes no país. Ele já envolve praticamente todas as empresas clientes da marca, que passam também a contribuir no âmbito socioambiental, não só protegendo o meio ambiente como também gerando emprego e subsistência para as empresas parceiras credenciadas de reciclagem, transporte e distribuição.”, diz Foad. Os modelos certificados são o MULTILAN CAT. 5E U/UTP e F/UTP (LSZH), GIGALAN CAT. 6 U/UTP e F/UTP (LSZH), GIGALAN AUGMENTED CAT. 6A U/UTP e F/UTP (LSZH).
Na planta industrial de Curitiba a Furukawa promove ações que auxiliam na redução do consumo de água e energia elétrica. Ações como a criação de um sistema de captação de água das chuvas para utilização no processo produtivo, desenvolvimento de novos sistemas de iluminação incluindo a troca de luminárias por outras mais modernas e eficientes, utilização de fotocélulas nos circuitos de iluminação interna, além da troca de parte do telhado metálico por telhas translúcidas, trouxeram além da economia a melhoria da qualidade de vida no trabalho. Ainda no processo produtivo, motores antigos foram substituídos por outros com maior eficiência energética.
Além disso, a Furukawa participa da Educação, da Cultura, da Saúde e do Esporte do Brasil, apoiando e patrocinando diversos projetos, envolvendo seus colaboradores e comunidades vizinhas, promovendo a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.