Ministro pede que 'hackers do bem' contribuam para ampliar o acesso às informações

0

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aloizio Mercadante, fez uma convocação ao movimento Transparência Hacker para seus membros contribuam no desenvolvimento de uma plataforma para ampliar o acesso às informações, batizada de Plataforma Aquarius. Em reunião com os ativistas digitais, realizada na segunda-feira, 5, o ministro os incitou a ajudar no aperfeiçoamento do projeto.

A Plataforma Aquarius é uma base de dados aberto, cujo objetivo é permitir o acompanhamento dos gastos do ministério e de suas ações, a fim de garantir melhores resultados. Ela vai operar interligada ao Portal da Transparência, do governo federal, que é coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e alimentado por todos os ministérios. Além disso, a plataforma busca aprofundar a lógica de integração informacional da Plataforma Lattes, base de dados das áreas de ciência e tecnologia.

A proposta foi apresentada no fim de agosto ao ministro da CGU, Jorge Hage, e ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler. A previsão é lançá-la no início do ano que vem. A intenção do MCTI é que ela seja encampada por todos os ministérios e por outras instituições que se interessarem. O MCTI pretende desenvolver o sistema integralmente em software livre, o que, além de reduzir custos, permitirá sua adaptação pela instituição usuária. Para isso, a pasta formalizará o convite de parceria aos hackers – os hackers éticos, não os crackers, enfatizou Mercadante.

O novo sistema, ainda em teste, abrangerá desde a manutenção de carros oficiais até a compra de passagens aéreas. Se uma determinada autarquia ou departamento apresentar comportamento atípico, é emitido um alerta, levando os responsáveis a se explicar e, caso necessário, fazer uma correção de rumo. Com ele, também poderá ser acompanhada a produção científica de um instituto ou de um grupo de pesquisadores apoiados com bolsas de programas do governo, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.