A importância e desafios da sustentabilidade nos negócios de TIC

0

Como o conceito de sustentabilidade empresarial se encaixa nos negócios de TIC? Como gerar valor, mitigar riscos e ter uma política de governança com o objetivo de garantir a rentabilidade e perenidade dos investimentos? Como desenvolver marcas valiosas para os investidores e a sociedade?  Esses serão os temas abordados na palestra de Newton Figueiredo, presidente do Grupo Sustentax, que abre o Forum Green Tech, dia 25 próximo, promovido pela revista TI INSIDE e com organização da Converge Comunicações.

Outro tema importante será a TI verde, com casos relevantes como do Banco Itaú, que recebeu em Nova York o prêmio de Green Enterprise IT Awards (empresa verde no setor de TI), promovido pela Uptime Institute, por sua atuação em prol da utilização de tecnologias sustentáveis. O projeto TI verde foi responsável pelo reconhecimento na categoria Joint IT and Facilities Innovation (integração entre facilities e TI), que premia ações inovadoras de ganhos de eficiência de tecnologias. A palestra será de Júlio Cezar di Conti, superintendente da área de TI do Banco Itaú.

Outro estudo de caso importante abordará o data center green da PwC, apresentado por Tomas Roque, gerente executivo de estratégias de TI da PriceWaterhouseCoopers. O fórum abordara também assuntos da infraestrutura de TI com as seguintes palestras:

. Como integrar um data center a um ambiente de trabalho sustentável, por Alex Cornetta, gerente de canais da Panduit;
. Como reduzir e medir o impacto de carbono  em instalações de TIC – HP EcoSolutions – Criação de Valor com TI Sustentável, por Kami Saidi, diretor de sustentabilidade da HP;
. Infraestrutura para redes de comunicação sustentável, do projeto, fabricação, implantação/uso, e disposição final, por  Fabio Kumasawa, gerente de engenharia de sistemas de cabling, data center e de FTTX da Furukawa Industrial e coordenador de projetos da Copa do Mundo 2014;
. A importância de se medir, reduzir e neutralizar as emissões de CO2 em TIC e TI, por Fernando Beltrame, sócio presidente da ECCAPLAN Consultoria.

Na área governamental, o fórum terá uma palestra especial sobre compras governamentais sustentáveis, mostrando como está funcionando a política de compras governamentais sustentáveis? Quais os resultados obtidos na área de tecnologia?  Quais as iniciativas para edificação de obras e aquisição de equipamentos e serviços? Ela será apresentada por Jorge de Souza Alves, secretário-adjunto da SLTI – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

O fórum terá ainda um painel especial sobre resíduos eletrônicos, abordando a responsabilidade das empresas, fabricantes e vendedores no descarte de produtos de TIC.

Mais informações e inscrições pelo site www.convergeeventos.com.br ou pelo 0800 77 15 028.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.