TCU vê ineficiência na atuação da Receita na Zona Franca de Manaus

0

O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que os procedimentos adotados pela Superintendência Regional da 2ª Região Fiscal e pela Delegacia da Receita Federal em Manaus não são suficientes para evitar a ocorrência de fraudes fiscais cometidas por empresas beneficiárias dos incentivos tributários da Zona Franca e áreas de livre comércio.

A auditoria realizada pelo TCU buscou examinar a atuação da Receita Federal na detecção de fraudes fiscais decorrentes da simulação de vendas para empresas fantasmas ou montadas na região Norte, com o objetivo de se beneficiar dos incentivos da Zona Franca de Manaus e constatou carência de recursos humanos frente ao conjunto de suas atribuições e a falta de intercâmbio de informações com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A União deixa de arrecadar R$ 4,6 bilhões em razão dos incentivos fiscais concedidos para a Zona Franca.

De acordo com os resultados da auditoria, a Receita Federal fiscaliza as transações realizadas pelas empresas que enviam mercadorias para a Zona Franca e quando ocorre fraude reúne provas, identifica os responsáveis, calcula o montante devido à União e adota as medidas cabíveis. No entanto, essas medidas não são suficientes para prevenir e evitar a ocorrência de fraudes. A razão para isso está na carência de recursos humanos frente ao conjunto de suas atribuições e a falta de maior intercâmbio de informações com a Suframa.

O TCU recomendou à superintendência que avalie a possibilidade de fiscalizar as empresas localizadas nas áreas de livre comércio de Guajará Mirim (RO) e Epitaciolândia (AC) e que empenhe esforços para aprimorar o controle da entrada de mercadorias nas áreas incentivadas, buscando meios para reduzir a dependência da subjetividade do vistoriador. O ministro Marcos Vinicios Vilaça foi o relator do processo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.