Projeto exige maior transparência na oferta de banda larga

0

As operadoras que oferecem serviços de banda larga terão de explicar ao cliente o motivo de não atender a uma solicitação de instalação do serviço, caso seja aprovada proposta que tramita na Câmara dos Deputados, obrigando essas empresas a fornecer um justificativa por escrito, no prazo de uma semana, quando não atenderem ao pedido de instalação do serviço.
O projeto de lei, do deputado Dr. Talmir (PV-SP), argumenta que, apesar da relevância da banda larga para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, o usuário por vezes se vê prejudicado pela falta de transparência das operadoras.
"É o que ocorre quando o consumidor, ao solicitar a instalação da banda larga, tem seu pedido negado pela operadora sem a devida justificativa formal. Ao manifestar-se apenas informalmente ao cliente, a operadora não demonstra comprometimento com as alegações apresentadas ao usuário", sustentou o deputado.
O parlamentar acrescenta que, de acordo com a legislação vigente, a opradora é obrigada a oferecer o serviço em condições não discriminatórias a todos os assinantes localizados na área especificada no termo de autorização. "Portanto, ao não observar essa norma, a operadora estará incorrendo em infração", disse Talmir.
Segundo ele, como a empresa não é obrigada a prestar esclarecimentos por escrito ao solicitante, ela acaba por impedir que o consumidor disponha dos meios necessários para argumentar em juízo contra os motivos alegados.
O deputado avaliou que a medida vai contribuir significativamente para aumentar a transparência na prestação do serviço, em benefício da coletividade. Segundo a proposta, o descumprimento da medida sujeitará a operadora a sanções como multa, de acordo com o previsto na Lei 9.472/97.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.