Setor de TI deve ser primeiro a retomar aberturas de capital

0

Depois de quase um ano de paralisação do mercado para novas ofertas públicas de ações (IPO, na sigla em inglês) devido à crise financeira global, o setor de tecnologia deverá ser o primeiro a reabrir a temporada de aberturas de capital. Pesquisa realizada pela consultoria Ernst & Young, com 300 investidores de 34 países, entre eles o Brasil, revela que 49% dos entrevistados citam a indústria de TI como a que primeiro retomará os IPOs. De acordo com o estudo, em segundo lugar entre os setores que devem voltar a abrir o capital está o de serviços financeiros, apontado por 43% dos investidores.
Na distribuição por regiões geográficas, o relatório da consultoria mostra que o Brasil é indicado entre os três países nos quais os IPOs voltarão a ocorrer mais rapidamente, principalmente com o fim da fase mais aguda da crise. O país aparece em segundo lugar no estudo – citado por 57% dos investidores – como o que deve recuperar primeiro as aberturas de capital, empatado com a Índia e perdendo apenas para China, citada por 75% dos entrevistados.
A Ernst & Young quis saber se os investidores irão aumentar a quantia aplicada e em que prazo. O resultado é que 60% disseram que pretendem elevar os investimentos em IPOs no Brasil, nos próximos 12 a 18 meses, enquanto 64% declararam que irão aumentar os recursos em IPOs na China, também nos próximos 12 a 18 meses. O Brasil, porém, ficou à frente do Japão e dos Estados Unidos, que obtiveram índice de 57% e 56%, respectivamente.
Já em relação ao porte das companhias no Brasil que realizarão oferta inicial de ações, o estudo apurou que 47% dos entrevistados avaliam que serão grandes corporações, enquanto 38% acreditam que serão médias empresas.
Especialistas em mercado de capitais ouvidos pela reportagem de TI INSIDE Online lembram, no entanto, que a maior parte das ofertas anunciadas neste ano foi de empresas que já estão na bolsa. Eles avaliam também que o mercado de capitais só deve decolar a partir do primeiro trimestre de 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.