Dorkbot disseminado pelo Skype ameaça segurança na América Latina

0

O Laboratório de Pesquisas da ESET identificou uma nova ameaça na América Latina e que está entre as mais propagadas na região durante o mês de outubro. Trata-se de um código malicioso do tipo Dorkbot, que utiliza o Skype para propagar-se. Esse malware converte os equipamentos infectados em parte de uma rede botnet, rouba as senhas de acesso dos usuários e realiza ataques de phishing contra bancos.

Para atacar os usuários do Skype, os cibercriminosos enviam uma mensagem direta pelo próprio sistema de comunicação (Skype) solicitando uma nova foto para o perfil. Caso o assinante acesse o link da mensagem e execute o arquivo contido nele, infectará o computador automaticamente com o Win32/Dorkbot.B, uma das variantes do Dorkbot que pode esconder-se no sistema.

“Uma das formas de identificar se o computador está infectado por alguma variante do Dorkbot é verificar se quando se conecta um dispositivo USB ao computador, todos os arquivos desaparecem e são substituídos por acessos diretos. Se isso ocorrer, é muito provável que o sistema está infectado pelo vírus”, alerta o brasileiro Raphael Labaca Castro, coordenador de Pesquisa e Educação da ESET América Latina. “O mesmo vale para quando se tenta, sem sucesso, acessar sites de diferentes empresas de antivírus, dado que o código malicioso bloqueia o acesso a todos os sites de segurança mais conhecidos”, complementa Castro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.