Eleições americanas evidenciam tendência de big data

0

As eleições norte-americanas, nesta terça-feira, 6, evidenciou, além da disputa apertada entre os dois candidatos à Presidência dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney, o conceito de big data — enormes volumes de informações que precisam ser tratadas, por envolverem dados não estruturados provenientes das mais diversas fontes.

Provenientes de redes sociais, sistemas, e-mails e outras ferramentas, os dados em grande volume representam um desafio tanto pela capacidade operacional de manejá-los e armazená-los, como também para utilizá-los de maneira estratégica para potencializar o negócio ou uma ação, com as estratégias de campanhas dos candidatos americanos.

Alguns dados levantados antes do dia da votação mostram que, a cada convenção dos partidos, 1 terabyte de dados foi gerado em e-mails, tweets, streaming de vídeo e pelo uso de internet móvel. Isso porque a infraestrutura de cada um desses eventos precisou suportar o tráfego gerado por 20 mil participantes — mais de 80 quilômetros de fibra ótica.

Durante o último debate entre os candidatos, quando mencionada a intenção do republicado Romney de extinguir as transmissões públicas de televisão (devido aos altos custos para o governo), 10,3 milhões de mensagens no Twitter foram geradas. O aumento de seguidores de perfis favoráveis e contrários a essa medida, que foram de igual tamanho, indica o quão disputada está a briga pelo cargo.

Durante o dia da votação, bem como o período de apuração, a tendência é de que os dados continuem a crescer em níveis explosivos. Em 2008, na última eleição presidencial no país, pouco mais da metade (57%) das residências possuía conexão em banda larga. Hoje, são 90% das casas com acesso à internet em alta velocidade, além do uso mais disseminado de redes sociais.

As informações foram consolidadas pela NetApp, a partir de diversas fontes como Huffington Post, ABC News, CBS, CNet, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.