Nova versão do TISS traz mais agilidade na troca de informações

0

No começo de outubro, entrou em vigor a versão 3.0 do padrão TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar), conforme Resolução Normativa 305 (2012), da diretoria de Desenvolvimento Setorial (DIDES). O objetivo da nova versão é conseguir o aprimoramento do padrão, buscando a interoperabilidade entre o sistema de informações, otimização de recursos e diminuição de custos.

A TISS 3.0 complementa o processo de faturamento das instituições de saúde, pois possibilitará que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acompanhe de perto o relacionamento entre prestadores e planos de saúde e avalie a situação econômica, financeira e de assistência das operadoras. A versão também amplia a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS), com a inclusão de termos relacionados à diária, taxas, gases, medicamentos, materiais, entre outros.

Outra novidade é que a nova versão define ainda quem são os agentes de troca de informação. Até hoje, os dados eram trocados entre a operadora e prestadores. Agora, serão disponibilizados para a ANS e também para beneficiários de planos privados de assistência em saúde. Isso será feito sem custo algum e atendendo os requisitos de segurança e privacidade do padrão, o que auxiliará na redução da assimetria de informação e preparará a base para a composição do Registro Eletrônico de Saúde (RES) dos beneficiários.

A Wareline, que atua no segmento de Saúde, por exemplo, está providenciando essas alterações, como nas rotinas de importação e na geração de arquivo XML de Faturamento de Contas Médicas. “Na prática, os clientes que utilizam o Sistema de Planos de Saúde da Wareline, por exemplo, poderão escolher em que versão desejam transferir os documentos. Desta maneira, a complexidade da operação não afeta a rotina do seu usuário, agregando ainda mais usabilidade e segurança ao seu trabalho”, ressalta o analista de sistemas, Mauro Apolinário.

TISS 3.0

A construção da versão 3.0 contou com a participação da sociedade, através da Consulta Pública nº 43, e da atuação do Comitê de Padronização de Informações da Saúde Suplementar – COPISS e de seus grupos de trabalho, que contam com representantes de operadoras e de prestadores de serviços de saúde.

A TISS 3.0 foi estabelecida pela Resolução Normativa 305 e pela Instrução Normativa 51, publicadas no Diário Oficial da União em 10 de outubro. O prazo para operadoras e prestadores de serviços concluírem a implantação é 30 de novembro de 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.