Bancos adotam assinatura digital em operações de câmbio

0

Em outubro, as empresas exportadoras fecharam contratos de câmbio no valor de US$ 11,926 bilhões, o maior valor do ano, de acordo com o Banco Central. Para atender esse crescente mercado de exportação no país, o ABN Amro Real e o Sudameris colocaram no ar um sistema que permite aos clientes realizar totalmente pela internet operações com moeda estrangeira através de contratos de câmbio.

O sistema implantado no Real utiliza a tecnologia de assinatura digital dos contratos e está em fase de testes com alguns clientes, mas a expectativa é que em 2006 passe a ser oferecido para todos clientes pessoa jurídica dos dois bancos.

A empresa responsável por agregar as funcionalidades de assinatura digital no sistema de contrato de câmbio do Real foi a catarinense BRy Tecnologia, que possui diversas soluções na área de certificação e protocolação digital. A BRy forneceu o componente de assinatura digital para ser utilizado nos sites de internet banking voltado a clientes pessoa jurídica e também prestou consultoria para integrar a solução de assinatura digital aos sistemas e páginas do ABN Amro Real e Sudameris.

Segundo João Roberto Mesquita, gerente do projeto no ABN Amro Real, a escolha da BRy para implantar a tecnologia nos sistemas do Real e Sudameris se deu pela experiência da empresa catarinense no fornecimento desse tipo de solução, além da flexibilidade e nível de suporte durante a participação no piloto. Para ele, a assinatura digital irá trazer agilidade na formalização dos contratos de câmbio, eliminando a barreira física entre banco e empresa. "A assinatura digital é uma inovação jurídica e tecnológica que trará grandes ganhos nos processos", aponta.

O diretor comercial da BRy, Luiz Fernando Ourique, lembra que o trabalho de pré-venda e consultoria exigiu alguns ajustes no componente de assinatura digital da empresa, o Signer SDK, criando uma solução customizada para a instituição bancária. "A escolha do banco pela BRy em uma concorrência com mais de dez empresas de todo o país é uma grande conquista e gratifica nosso trabalho de aprimoramento de soluções que agreguem confiança e segurança no uso de documentos eletrônicos", comemora.

Atualmente, mais de 3 mil clientes do ABN Amro Real e Sudameris já recebem seus contratos por e-mail. A diferença agora é que, com a assinatura digital, não será mais necessário imprimir os documentos, pois a tecnologia irá garantir que o original passe a ser o documento digital. "Neste momento estamos preparando nossa estrutura de sistemas, capacitando nosso pessoal e iniciando testes com clientes-pilotos, ou seja, clientes com grandes volumes de operações, receptivos à inovação e com histórico de parceria com o banco", finaliza Mesquita.

O uso da solução nos contratos de câmbio dos dois bancos garante a autenticidade, a integridade e a validade jurídica dos documentos eletrônicos utilizados, amparado pela medida provisória 2002-2, que instituiu em 2001 a infra-estrutura de chaves públicas brasileira (ICP-Brasil). O Banco Real segue também orientação do Banco Central que a partir de maio de 2004 autorizou as instituições que operam câmbio de valores a realizarem assinatura digital de contratos de câmbio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.