Estudo aponta offshoring como grande mercado para o país

0

O setor de tecnologia da informação apresentou ótimos resultados em todo o mundo, em especial o segmento de outsourcing de serviços de TI, que totalizou US$ 607 bilhões, com perspectiva de crescimento de 6% ao ano até 2008. Desse total, os negócios específicos de offshoring representaram cerca de US$ 18 bilhões, mas devem crescer 40% ao ano até 2008, um potencial de mercado que pode gerar divisas expressivas para o Brasil.

Essa é uma das conclusões de relatório encomendado à consultoria A.T. Kearney pela Brasscom, associação que reúne as grandes companhias brasileiras de TI, em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O documento, divulgado nesta terça-feira (6/12) no MDIC, diz que a tendência de offshoring superou a fase de euforia e tende a se estabilizar. A A.T. Kearny avalia que as ofertas de offshoring dos países tradicionais, como Índia, por exemplo, já dão sinais de enfraquecimento e abrem espaço para novos atores. "Os compradores de serviços offshore têm evoluído da mera busca de redução de custos para a melhoria do nível de serviço para seu cliente final."

De acordo com a A.T. Kearney, o Brasil pode se beneficiar dessa maior exigência dos clientes de offshoring capitalizando o tamanho e a sofisticação do mercado interno para diferenciar-se na concorrência internacional. Segundo a consultoria, a estratégica para ampliar a presença do país nesse mercado consiste em estimular a formação de empresas nacionais de grande porte, a formação de recursos humanos, a certificação de empresas e a construção de uma imagem positiva junto aos mercados-alvo e a formadores de opinião.

A.T. Kearney listou os pontos fortes e fracos do Brasil frente aos concorrentes na área de offshoring. De acordo com a consultoria, o país está à frente da Índia e da China em vários fatores do ambiente de negócios, principalmente na estabilidade do ambiente social e político. Além disso, avalia que a proteção dos direitos de propriedade intelectual e contra a pirataria de software são relativamente mais eficazes no Brasil do que na Índia e na China.

A consultoria também sustenta que a infra-estrutura de tecnologia da informação e comunicações é melhor do que as da Índia e da China, além do fato de o Brasil apresentar taxas elevadas de expansão da internet e na adoção de tecnologias da informação e de os salários do setor de TI serem mais competitivos.

Alguns dos pontos que colocam o Brasil em desvantagem, segundo a consultoria, são a pequena disponibilidade de formandos em carreiras de tecnologia; o fato de as capacitações dos recursos humanos direcionados ao setor de TI serem percebidas como inferiores às de outros concorrentes; o índice menor de certificação do país em relação a Índia e a China; e a elevada carga tributária.

O estudo teve início em maio deste ano e trata da inserção do país no mercado internacional de global sourcing, apontando as oportunidades por setores e submercados, vantagens e desvantagens competitivas brasileiras frente aos países concorrentes, os gargalos para o crescimento presente e futuro e as melhores alternativas de posicionamento.

O ministro do MCT, Sergio Rezende, comentou que o país tem toda a estrutura para realizar grandes negócios e que deve identificar oportunidades. ?O Brasil tem um dos maiores mercados de informática do mundo, e quase tudo é produzido aqui. O que está faltando é identificar a janela de oportunidades e conseguir vender o país nesta área.?

O presidente da Brasscom, Antonio Carlos Gil, acredita que o Brasil precisa investir na capacitação profissional e na atualização das necessidades para se adaptar ao mercado mutante do setor. ?É preciso que se invista na formação de mestres e doutores. No campo da tecnologia da informação um dia é muito tempo, o que você ganhou hoje, amanhã pode ser copiado.?

Carlos Gil informou que pretende realizar um projeto-piloto para ensinar o inglês técnico, focado em TI, e um plano conjunto de marketing, com materiais de propaganda e divulgação para se vender a marca Brasil no exterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.