Distribuidoras de TI no Brasil devem registrar crescimento de cerca de 8% neste ano

0

As empresas que atuam exclusivamente como canais de vendas e distribuição de produtos de tecnologia da informação devem fechar o ano com  faturamento de R$ 12,7 bilhões, o que representará um crescimento de 7,6% na comparação com 2010, de acordo com pesquisa encomendada à IT Data pela Associação Brasileira de Distribuidores de TI (Abradisti). O levantamento foi realizado com 86 empresas no Brasil, que representam 95% do mercado.

O presidente da Abradisti, Mariano Gordinho, observa, porém, que a cifra pode ter oscilações devido à repentina alta do dólar registrada nos últimos meses. "No ano passado, tivemos uma ligeira queda no faturamento em relação à nossa projeção, puxada justamente pela queda do dólar que barateou os produtos", afirmou. Ele explica que a elevação do câmbio neste ano pode resultar tanto num processo inverso, com o aumento da receita puxado pelo maior valor de monitores, computadores e tablets, como também gerar uma ligeira queda nas vendas, por causa dos preços mais altos.

De acordo com a pesquisa, 84% do faturamento total do setor de canais são provenientes da comercialização de hardware, enquanto 10% vêm de software e apenas 1%, de serviços. Gordinho explica que é próprio do mercado de TI privilegiar a compra de dispositivos. "O segmento de software tem uma participação maior apenas em mercados desenvolvidos. No contexto brasileiro, é puxado pelos setores governamental e corporativo', esclarece.

A pesquisa também mapeou o mercado de revendas de produtos e serviços de TI. Segundo o levantamento, que o número de revendas no Brasil chega a 31 mil, sendo que 23% correspondem a empresas abertas em 2010 e 2011. A maioria delas, no entanto, é de pequeno porte – 66% atuam no sistema tributário super simples, que unifica a arrecadação de impostos e não permite adoção por empresas com faturamento superior a R$ 2,4 milhões. "É importante entender o mercado de revendas para esclarecer as limitações dos distribuidores de TI e encontrar meios que possam impulsionar tanto as revendas como as empresas", finaliza Gordinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.