Minicom já fala em "discutir" a Portaria 950

0

O governo, sensibilizado com os argumentos das fabricantes multinacionais, já fala em "discutir" a Portaria 950/2006 do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, que estabelece os requisitos para que determinado produto seja considerado como de tecnologia nacional e assim poder se beneficiar da Lei de Informática.

"Sabemos que grandes empresas multinacionais têm seus centros de desenvolvimeto distribuídos, por isso estamos abertos a discutir a Portaria 950", afirmou o secretário executivo do Ministério das Comunicações, César Alvarez, que participou de audiência pública na Câmara dos Deputados nesta terça, 6.

Essa é uma precupação crescente entre os fornecedores multinacionais de equipamentos. A Anatel introduziu no edital de venda das faixas de 3,5 GHz a exigência de que pelo menos 30% dos equipamentos comprados pelas operadoras vencedoras dos blocos sejam de tecnologia nacional, nos moldes da Portaria 950. O principal temor dos empresários é que a regra possa ser usada também nos editais de 2,5 GHz (que certamente será disputado por todas as grandes operadoras) e de 450 MHz que serão lançados em 2012. Na última segunda, representantes da Ericsson estiveram no Ministério das Comunicações justamente expondo os seus argumentos contra a medida.

A Telebras, contudo, que fez uso de recurso semelhante ao da Portaria 950 na compra dos equipamamentos para a ativação da sua rede, não apresentou críticas à medida, pelo contrário. "As multinacionais, que nos anos 80 desenvolviam produtos no Brasil e depois viraram mero entrepostos comerciais, já estão voltando a produzir no País para disputarem as próximas licitações da Telebras", afirmou Caio Bonilha, presidente da estatal.

Os editais de compra de equipamentos da Telebras usaram a então MP 495 (transformada na Lei 12.345/2010) que beneficiava em até 25% o preço dos produtos desenvolvidos no Brasil. Apesar do benefício, Bonilha disse que em nenhum caso a Telebras pagou mais caro pelo equipamento nacional. Apenas em um edital, o de roteador de core de rede, a companhia não usou a MP 495, porque o Brasil não tem fabricantes que desenvolvem localmente este tipo de produto.

Vale lembrar que a Portaria 950/2006 foi editada pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e, por isso, o Ministerio das Comunicações não pode alterá-la. O que o Minicom, a Anatel e a Telebras podem fazer é não usar a Portaria, seja nos seus regulamentos ou em editais de licitação de radiofrequência ou de compra de equipamentos, no caso da Telebras. A Ericsson, por exemplo, quer que o estímulo à indústria nacional seja feito através do Proceso Produtivo Básico (PPB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.