Estudo vai levantar custos de participação nas licitações federais

0

O Ministério do Planejamento inicia nesta semana uma pesquisa junto a 26 mil empresas que forneceram bens e produtos ao governo em 2005 e 2006 para descobrir qual o custo de participação dessas empresas nas licitações federais. A intenção é averiguar quanto cada fornecedor gastou no ano passado e quais as modalidades mais baratas e também quais as mais onerosas para as empresas.

Os resultados obtidos servirão para o redesenho dos processos licitatórios. O governo quer saber de que maneira é possível reduzir o custo de participação nas licitações federais e tornar mais ágil os procedimentos. Com custos menores, o ministério acredita que mais empresas entrarão nas concorrências e, por conseqüência, reduzam seus preços. Isso porque o custo administrativo dos fornecedores também acaba embutido nos preços ofertados.

Os pesquisadores já verificaram, por exemplo, que o pregão eletrônico é o mais acessível porque como o processo é mais rápido e ocorre pela internet, as empresas têm um custo menor com pessoal e zero com deslocamento. ?O pregão eletrônico é a modalidade mais barata para o fornecedor participar?, assinalou o pesquisador da Fundação Instituto de Administração (FIA), vinculada à Universidade de São Paulo, Adolpho Pacheco.

Outra vantagem verificada pelos pesquisadores é a possibilidade da empresa que participa das licitações entregar todos os documentos de habilitação da empresa somente no final do processo, o que reduz, entre outras coisas, os gastos com renovação de negativas. A idéia é que somente gastem com esse tipo de exigência as empresas vencedoras de licitações.

O levantamento está sendo coordenado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), vinculada à Universidade de São Paulo, que foi contratada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) para a realização deste trabalho.

O universo de fornecedores que poderão participar da pesquisa corresponde a uma mostra dentre os mais de 250 mil fornecedores cadastrados para vender para os órgãos federais. A pesquisa está sendo encaminhada aos endereços de correio eletrônico e poderá ser respondida integralmente pela internet. As empresas participantes não serão identificadas e os resultados serão encaminhados a todos que responderem aos questionamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.