Setor de software se queixa de carga tributária elevada

0

Sequer mencionado no lançamento do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), anunciado no mês passado pelo governo federal, o setor brasileiro de software divulgou nesta quarta-feira (7/2) o resultado de um estudo encomendado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) a Tendências Consultoria. O objetivo do estudo foi mostrar que o quadro tributário e a carga de impostos incidente sobre os programas de computador estão hoje entre os maiores obstáculos para o crescimento setor.

De acordo com o estudo, a carga tributária brasileira, atualmente 37,3% do PIB, é considerada alta para o nível de desenvolvimento e dos serviços públicos oferecidos. E compara com economias emergentes, como México e Coréia, que têm uma carga muito inferior, 19% e 25%, respectivamente.

A complexidade da escrituração contábil e fiscal necessária para a apuração dos inúmeros tributos que incidem no setor é outra questão apontada pelo estudo com um dos principais entraves para o desenvolvimento da indústria no país, o que leva a Abes considerar a burocracia é tão nociva quanto o volume de tributos exigidos.

Segundo a entidade, atualmente as companhias que desenvolvem software têm de recolher cinco tributos sobre o faturamento (IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS), enquanto as empresas que importam estão sujeitas adicionalmente a mais seis impostos (PIS/Pasep, Cofins de importação, ICMS, II, IPI e ISS), e ainda as corporações que fazem remessa para pagamento de direitos autorais ao exterior estão submetidas adicionalmente ao Imposto de Renda na fonte. A entidade lembra que as empresas do setor também são oneradas por outros tributos, como a CPMF ? que incide sobre todas as transações financeiras ? e os encargos sociais e trabalhistas.

O que também chama a atenção, segundo o estudo, são as diversas controvérsias tributárias geradas pela regulação excessivamente complicada. É o caso da inexigibilidade do ICMS nas operações com software, que estão sujeitas apenas ao ISS, e a necessidade de esclarecimento da não incidência da Cide-Royalties nas remessas de pagamento de direito autoral e licença de uso de software.

"O resultado final é a perda da competitividade não só do setor, mas da economia brasileira como um todo, visto que o software tem penetração horizontal na economia e acaba impactando no custo dos mais diversos setores", diz Jorge Sukarie, presidente da Abes.

Para o diretor-presidente da Tendências Consultoria, Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda, o setor de software é estratégico para alavancar o desenvolvimento do país por tratar-se de um mercado dinâmico, que apresenta elevadas taxas de crescimento. ?O software também beneficia a economia como um todo, sendo um dos elementos que mais contribuem para a elevação da produtividade dos fatores de produção. O fenômeno do offshoring oferece uma oportunidade de criação de empregos qualificados com aportes de capital relativamente pequenos em países em desenvolvimento. Uma das condicionantes para o florescimento do setor, no entanto, é a carga tributária, razão pela qual deveria-se considerar formas de desonerar o segmento", afirma.

De acordo com o Abes, a indústria de software no Brasil evoluiu nos últimos anos a taxas elevadas. Apesar de ser considerada uma indústria recente, em 2005 o setor cresceu 24%, atingindo US$ 7,41 bilhões, resultado que coloca o país no décimo segundo lugar no cenário mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.