STF lança em abril versão eletrônica do Diário da Justiça

0

O Diário da Justiça, publicação oficial que contém todos os atos jurídicos do Supremo Tribunal Federal (STF), passa a ser publicado a partir de 23 abril em formato digital, na página na internet (www.stf.gov.br). A versão eletrônica trará atalhos para a página do STF com o acompanhamento processual, onde estão informações sobre andamento, petições, recursos, despachos e decisões de cada processo.

Com o nome de Diário da Justiça Eletrônico, a publicação é assinada digitalmente, com certificação pela ICP Brasil (Infra-estrutura de Chaves Públicas do Brasil). Dessa forma, o documento tem validade legal, igual à edição impressa.

Como os atos do STF passam a contar seus prazos processuais a partir da publicação no DJ, o secretário de tecnologia da informação do STF, Paulo Roberto Silva Pinto, afirma que com a possibilidade de comunicação dos atos processuais pela internet, desde que com certificação, o DJ eletrônico irá proporcionar maior agilidade na divulgação oficial dos atos do Supremo.

O secretário diz que, devido ao grande aumento do número de computadores com acesso a internet no país, os advogados e mesmo a população em geral passam a ter informações do STJ de forma muito mais rápida. ?Em uma pequena cidade do interior, onde o Diário da Justiça pode demorar até vinte dias para chegar, em papel, a pessoa ? ou a parte ? pode ter essa informação instantaneamente, a partir do momento que ele é publicado (eletronicamente) no Tribunal?, exemplifica.

Durante algum tempo, as publicações impressa e digital conviverão lado a lado. Mas a idéia, conforme o secretário, é chegar a um ponto em que não haja mais necessidade da edição impressa, num futuro próximo. Ele ressalta que além da economia para os cofres públicos, o projeto tem também como preocupação o meio ambiente, que será beneficiado pelo fim do processo produtivo das tiragens diárias.

O processo de publicação do DJ continuará seguindo os mesmos procedimentos. A Secretaria Judiciária do STF permanecerá com a responsabilidade de receber o material a ser publicado, organizar e formatar o Diário. Mas, a partir de agora, além de enviar o documento formatado para impressão no Departamento de Imprensa Nacional, responsável pela produção gráfica do DJ, a secretaria também preparará, paralelamente, um arquivo digital (PDF), e com o uso de um ?smartcard? (cartão contendo chip com informações da identidade digital, pessoal e instransferível), fará a certificação e a publicação do Diário, que se tornará disponível para acesso via internet, instantaneamente.

Para acessar a versão eletrônica do Diário, o usuário deve abrir a página de internet do STF (www.stf.gov.br) e clicar no atalho ?Publicações?. No menu que se abre, acessar o atalho ?Diário da Justiça Eletrônico?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.