João Pessoa ganha escola de redes da RNP

0

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugurou em João Pessoa (PB) a segunda unidade da Escola Superior de Redes (ESR) ? a primeira foi inaugurada em Brasília, em outubro do ano passado. Com a nova unidade, que terá cursos nas áreas de administração de sistemas, administração de redes, segurança, serviços e aplicações, a RNP pretende capacitar técnicos do Nordeste, dos setores privado e público, para atuarem em projetos de infra-estrutura e de segurança de redes na região.

A escola funcionará em dois laboratórios no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os laboratórios foram especialmente projetados para a ESR com capacidade para 48 alunos e estão interligados à rede da RNP. "A metodologia desenvolvida é a prática com módulos de curta duração, aulas voltadas para o dia-a-dia do profissional e exercícios realizados sobre a infra-estrutura da rede acadêmica brasileira", explica o diretor da ESR, Fábio Marinho.

A primeira turma será formada por profissionais de escolas agrotécnicas e Cefets de estados próximos, que apoiarão na interligação de 36 escolas agrotécnicas à rede Ipê, da RNP. O projeto, realizado pelo Ministério da Educação em parceria com a RNP, interligará todas as escolas agrotécnicas federais (EAFs) à rede da RNP. ?Isso abrirá novas perspectivas no campo da tecnologia da informação, exatamente no momento em que a ação educativa realizada pelas EAFs começa a depender fortemente das estratégias de acesso à informação em tempo real", diz o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

De acordo com ele, já está prevista a inauguração, ainda neste mês, da terceira unidade, no Rio de Janeiro. Serão realizadas palestras mensais nessa unidade sobre temas ligados às áreas de redes, sistemas e segurança, com transmissão on-line gratuita pela internet. Os planos do MEC incluem a instalação até 2009 de pelo menos uma unidade da ESR em cada um dos 27 estados brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.