TVA e Samsung iniciam testes de tecnologia WiMax em maio

0

A Samsung e a TVA começarão a testar a tecnologia de WiMax móvel na cidade de São Paulo a partir de maio próximo. O contrato para iniciar a fase de testes foi assinado nesta terça-feira (7/3). A cidade será a primeira fora da Coréia do Sul a comercializar o padrão mundial de banda larga sem fio, com velocidades superiores aos sistemas celulares 3G.

A parceria entre as duas empresas começou em novembro, quando fecharam um acordo para realizar estudos de viabilidade técnica e comercial para a implantação da rede de banda larga sem fio na capital paulista. Os testes ocorrerão em três áreas da cidade. A primeira será a região da avenida Paulista, na qual a tecnologia será avaliada quanto à capacidade de resistir a interferências. A segunda será o centro, devido à sua densidade de edifícios. Por fim, será escolhida ainda uma área residencial.

De acordo com o diretor de estratégia e tecnologia da TVA, Virgílio Amaral, todos os estudos realizados até agora apontaram condições técnico-econômicas muito positivas de implementação. Acreditamos que até o final do ano estaremos com o serviço pronto para ser comercializado em larga escala em São Paulo", destaca.

Os testes pré-comerciais irão avaliar o funcionamento da tecnologia no ambiente densamente povoado de São Paulo, englobando questões relativas à qualidade e alcance do sinal, blindagem da transmissão a interferências, portabilidade e mobilidade. Também será avaliada a interface da plataforma com outros equipamentos de terminal de usuário, incluindo laptops, modems e, futuramente, aparelhos celulares.

O início da operacionalização do WiMax móvel deverá ocorrer dois meses após a divulgação da nova regulamentação da Anatel sobre o uso do espectro de 2,5 GHz, no qual a TVA detém a concessão de utilização para o oferecimento de serviços de TV por assinatura e banda larga. "Sempre acreditamos no enorme potencial do MMDS como plataforma para multisserviço e a decisão da Anatel veio comprovar esta visão, dando mais segurança para investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços", explica Amaral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.