TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

TVA e Samsung iniciam testes de tecnologia WiMax em maio

Postado em: 07/03/2006, às 22:07 por Redação

A Samsung e a TVA começarão a testar a tecnologia de WiMax móvel na cidade de São Paulo a partir de maio próximo. O contrato para iniciar a fase de testes foi assinado nesta terça-feira (7/3). A cidade será a primeira fora da Coréia do Sul a comercializar o padrão mundial de banda larga sem fio, com velocidades superiores aos sistemas celulares 3G.

A parceria entre as duas empresas começou em novembro, quando fecharam um acordo para realizar estudos de viabilidade técnica e comercial para a implantação da rede de banda larga sem fio na capital paulista. Os testes ocorrerão em três áreas da cidade. A primeira será a região da avenida Paulista, na qual a tecnologia será avaliada quanto à capacidade de resistir a interferências. A segunda será o centro, devido à sua densidade de edifícios. Por fim, será escolhida ainda uma área residencial.

De acordo com o diretor de estratégia e tecnologia da TVA, Virgílio Amaral, todos os estudos realizados até agora apontaram condições técnico-econômicas muito positivas de implementação. Acreditamos que até o final do ano estaremos com o serviço pronto para ser comercializado em larga escala em São Paulo", destaca.

Os testes pré-comerciais irão avaliar o funcionamento da tecnologia no ambiente densamente povoado de São Paulo, englobando questões relativas à qualidade e alcance do sinal, blindagem da transmissão a interferências, portabilidade e mobilidade. Também será avaliada a interface da plataforma com outros equipamentos de terminal de usuário, incluindo laptops, modems e, futuramente, aparelhos celulares.

O início da operacionalização do WiMax móvel deverá ocorrer dois meses após a divulgação da nova regulamentação da Anatel sobre o uso do espectro de 2,5 GHz, no qual a TVA detém a concessão de utilização para o oferecimento de serviços de TV por assinatura e banda larga. "Sempre acreditamos no enorme potencial do MMDS como plataforma para multisserviço e a decisão da Anatel veio comprovar esta visão, dando mais segurança para investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços", explica Amaral.

RSS
Facebook
Google+
http://tiinside.com.br/tiinside/07/03/2006/tva-e-samsung-iniciam-testes-de-tecnologia-wimax-em-maio/
Twitter
LinkedIn

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial