Empresas de conteúdo são estrelas para operadores móveis

0

O segundo dia da CTIA Wireless, evento da indústria de telefonia móvel dos EUA que acontece esta semana, em Las Vegas, foi dos grandes produtores de conteúdo mostrarem o quanto apostam neste novo meio para a oferta de conteúdos.

Ao contrário do Brasil, onde a maior parte dos grupos de mídia ainda age de forma tímida e com pouca inovação em relação ao celular, nos EUA já existe, dentro das empresas de comunicação, unidades de produção específicas para a plataforma móvel.

Ganharam destaque as apresentações da Black Entertainment Television (BET) e da MTV.

"Mídia é parte do negócio de vocês agora", disse Debra Lee, presidente da BET, à platéia de profissionais da área de telefonia móvel. Trata-se de uma mensagem clara vinda do maior grupo de comunicação voltado à comunidade negra norte-americana.

Uma "minoria", como eles se classificam, com poder de compra de US$ 800 bilhões ao ano, perdendo apenas para o mercado latino (US$ 1 trilhão) entre os grupos étnicos existentes nos EUA. Na visão da BET, o celular está intimamente ligado a um comportamento jovem, cuja dinâmica ainda está longe de ser plenamente conhecida pelos grupos de comunicação tradicionais. Mas são cada vez mais evidentes, segundo Lee, os elos entre o que funciona no mundo móvel (como músicas que podem se tornar ringtones com facilidade) e o que faz sucesso nas mídias tradicionais.

Interação via celular

Van Toffler, presidente da MTV Networks, também falou à platéia de telefonia como keynote. Ele relata a experiência entre o público consumidor jovem e mostra que chega a ser superior a 60% o aumento de uso de serviços móveis entre o público dos canais da MTV. "Nossa audiência tem necessidade de interagir com os produtos de mídia, e isso está sendo feito pelo celular".

Ele acredita que o ganho de qualidade decorrente de novas redes móveis deve ampliar a tendência de que novas atrações televisivas tenham versão para celular ou mesmo sejam lançadas antes (ou exclusivamente) para o público móvel.

Na visão de Toffler, o único erro que as empresas de comunicações não podem cometer no universo da mobilidade é oferecer conteúdos de qualidade incompatível com os valores cobrados. "Além disso, a absorção dos conteúdos pelo celular é diferente, e isso precisa ser melhor compreendido por quem os desenvolve."

Mais ou menos na mesma linha foi a apresentação da Fox Mobile, divisão da Fox para o mercado móvel, realizada no evento da revista Billboard paralelo à CTIA. A empresa lançou recentemente o Mobizzo, um portal móvel para conteúdos desenvolvidos pelo grupo Fox. A Fox foi um dos primeiros grupos de comunicação nos EUA a entender que existem oportunidades diferentes no mercado móvel e já se dedica a essas aplicações há cinco anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.