Investimento em infraestrutura e redução de custos são principais desafios para CIOs

0

A racionalização dos custos lidera o ranking de prioridades de 54% dos CIOs neste ano, de acordo com pesquisa do Gartner divulgada em sua conferência sobre infraestrutura de TI, operações e data Center, que teve início nesta terça-feira,7, em São Paulo. O levantamento revela ainda que investimento em infraestrutura e data center é a principal preocupação desses executivos.

Segundo Henrique Cecci, diretor de pesquisas do instituto, em tempos de dólar alto, a economia de custos se torna mais relevante, isso sem falar que 30% dos CIOs hoje se reportam ao diretor financeiro. Ele explica que essa demanda se justifica porque a tecnologia está cada vez mais presente em todas as atividades das empresas e o volume de dados cresce exponencialmente. "É necessário manter o negócio funcionando'', enfatiza.

Para o analista, esse cenário pode acelerar a adoção da computação em nuvem pelas empresas, que hoje figura na quarta posição das prioridades dos CIOs. "A adoção da nuvem vai dobrar nos próximos dois anos, portanto é uma oportunidade para as empresas trocarem Capex [dispêndios de capital] por Opex [custo operacional], reduzindo os gastos com infraestrutura e atualização de data centers."

A pesquisa aponta que 75% das empresas entrevistadas planejam reduzir os custos com TI em 25% até 2018. Esse item aparece como prioridade para 34% dos CIOs consultados. "O que pode acontecer é haver um prolongamento da vida útil dos equipamentos'', diz Cecci.

Com base na pesquisa, o Gartner elaborou um ranking de prioridades de investimento em que aparece infraestrutura e data center em primeiro lugar; na segunda posição, BI-analytics; em terceiro, ERP; em quarto lugar, cloud computing; e na quinta colocação, mobilidade.

O estudo mostra também que 54% dos CIOs têm como prioridade a racionalização/otimização de custos; 32%, a melhoria de processos; 26%, a modernização da infraestrutura; 23%, a consolidação de data centers; 22%, a computação em nuvem; 21%, a virtualização; 20%, a mobilidade; 17%, comunicações unificadas; e 17%, big data.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.