Bem-vindo à 4ª Revolução Industrial

0

O futuro já chegou à indústria da moda. A forma de fazer e de consumir moda vem passando por diversas transformações e a movimentação para pôr em prática os processos de criação e produção da roupa que vamos ver nas ruas daqui a poucos anos está a todo vapor. Bem-vindo, portanto, à 4ª Revolução Industrial.

Assim como na primeira grande transformação dos meios de produção, que resultou na Revolução Industrial no século XVIII na Inglaterra, o setor têxtil está novamente atuando como protagonista nesta 4ª Revolução Industrial que está diante de nossos olhos. A primeira planta piloto de Confecção 4.0 foi criada no Brasil no ano passado e desde então vem funcionando como uma escola modelo para que empresários, executivos, designers e demais representantes das cadeias têxtil, de confecção e moda conheçam as novas tecnologias que vão transformar os processos de manufatura, com inovação e interação entre a automação e a "internet das coisas". A conectividade é a chave para toda essa transformação.

A movimentação que vem ocorrendo internacionalmente é extremamente veloz. Hoje temos em pesquisa avançada a reciclagem de materiais para transformação em fibras têxteis, por exemplo, além da "Wearable Technology" – ou "Tecnologia Vestível" –, em que a tendência são roupas e acessórios confeccionados com tecidos e materiais inteligentes, capazes de captar a energia solar e cinética para alimentar os wearables instalados na trama do material. E como é possível produzir isso tudo? IoT (Internet of Things) – ou Internet das Coisas – é a resposta. Máquinas, sistemas e produto final totalmente conectados de acordo com a necessidade de cada consumidor. A forma de consumir roupa está mudando e o cliente quer, cada dia mais, produtos personalizados, exclusivos, que atendam às suas necessidades específicas. Seja uma blusa que muda de cor ao toque de um botão ou uma que monitore a pressão arterial, ou até mesmo uma calça na qual a trama do tecido tenha sensores que monitoram e auxiliam os exercícios físicos, como um personal trainer de inteligência artificial.

Tenho rodado continentes e fico satisfeito em constatar que caminhamos lado a lado com o que há de melhor no mundo em termos de Indústria 4.0. As empresas brasileiras estão percebendo a necessidade de absorver as novidades. O empresariado têxtil já se movimenta para acompanhar essa transformação e não perder o bonde da história. Atualmente, mais de 40 CEOs e executivos de indústrias têxteis e de confecção de todo o país estão unidos para elaborar os primeiros projetos brasileiros em Confecção 4.0 por meio do MBI em Industria 4.0 promovido pelo SENAI CETIQT, instituição do Rio de Janeiro que é referência em tecnologia, consultoria e formação de mão de obra para o setor têxtil.

O caminho é longo, mas já começou com ações pontuais em todo o mundo. Porém a implantação de todo o processo, aos moldes da Confecção 4.0, deve acontecer nos próximos anos. Alemanha e Estados Unidos, que são os precursores, também não estão prontos ainda. Mas no Brasil o tiro de largada já foi dado. E estamos começando da forma certa. É preciso automatizar nossas fábricas para produzirmos dentro de processos mais sustentáveis, com menos perdas e geração de resíduos, maiores garantias de qualidade e valor agregado ao produto final.

A indústria têxtil e da moda está unida, dividindo aprendizado, buscando a troca de informações conjuntas, com garra para fortalecer a cadeia como um todo, a fim de tornar realidade também no Brasil este novo ciclo produtivo, a 4ª revolução industrial. O sonho está se materializando. Começamos a dar corpo a uma comunidade empresarial que pode construir na prática a fábrica do futuro. Para isso estamos unindo várias competências. Essa é a hora de repensar, reformular, adequar – e, por que não dizer, superar e surpreender – na descoberta de fontes, tecnologias e novas formas de atuar e produzir. É o futuro que começa a se transformar em presente; uma grande oportunidade para se desenhar o novo parque fabril brasileiro.

Robson Wanka, gerente de Educação do SENAI CETIQT; formado em Engenharia Industrial Elétrica, com mestrado em Metrologia Científica e Industrial. Possui 20 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte dos segmentos de tecnologia, infraestrutura, energia, educação e consultoria. Coordenou o projeto de implantação no SENAI CETIQT da primeira Planta Industrial de Confecção 4.0 do Brasil.

O executivo será uma dos painelistas do www.iotbusinessforum.com.br promovido peça TI Inside dia 19 de junho, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.