Alcatel-Lucent perde ação contra Microsoft por patentes de MP3

0

Um juiz federal americano, de um tribunal da Califórnia, revogou nesta terça-feira (7/8) uma decisão que obrigava a Microsoft a pagar a Alcatel-Lucent US$ 1,53 bilhão por violação de patente utilizada no Windows Media Player para o sistema de codificação de arquivos de música digital MP3, de acordo com o jornal americano The Washington Post.

Numa sentença de 43 páginas, o juiz Rudi Brewster disse que os danos estabelecidos pelo julgamento anterior não se mantinham porque a Microsoft não havia violado as patentes referentes aos arquivos de música digital.

A tecnologia foi desenvolvida pela Lucent Technologies, antes da fusão com a Alcatel no ano passado, em pareceria com a empresa alemã Fraunhofer Gesselschaft. De acordo com a acusação, a Microsoft usa partes da tecnologia para permitir a leitura de arquivos MP3 no Media Player, o que violaria duas patentes registradas pela Lucent. Ambas as patentes referem-se à codificação no formato digital dos reprodutores MP3 de música.

O argumento do magistrado foi o de que a Microsoft já havia pagado US$ 16 milhões para usar a tecnologia da segunda patente à empresa alemã Fraunhofer Gesselschaft e como esta não tinha participado da ação judicial a companhia de Bill Gates foi absolvida da suposta violação.

A sentença contra a Microsoft tinha sido emitida em março passado, mas a ação judicial corria desde 2003.

O advogado da Microsoft, Brad Smith, disse que a decisão do tribunal é uma ?vitória para todos os consumidores de música digital" e "um triunfo para o senso comum" associado ao sistema de patentes. A Alcatel-Lucent informou que vai recorrer da sentença por acreditar que esta é "surpreendente e inquietante".

Mas a luta por patentes entre as duas empresas não se restringe às tecnologias de MP3. Atualmente, a Microsoft e a Alcatel-Lucent estão no meio de uma outra disputa legal pela tecnologia de decodificação de vídeo que a empresa de Bill Gates utiliza nos consoles XBox 360.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.