Sistema RFID promete facilitar identificação de provas criminais

0

Um projeto desenvolvido em conjunto pela Motorola, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo promete fazer com que os inquéritos criminais sejam realizados de forma mais ágil e com gerenciamento em tempo real.

O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento Tecnológico da Motorola Brasil, que investiu R$ 1,4 milhão no desenvolvimento da solução. Atualmente, cerca de mil engenheiros do Campus Industrial e Tecnológico de Jaguariúna, no interior de São Paulo, e também nas instituições parceiras da empresa se dedicam ao projeto.

Segundo a empresa, o sistema permitirá que as provas sejam identificadas no local onde forem coletadas, a partir do momento em que o policial colocar uma etiqueta de identificação por radiofreqüência (RFID). O reconhecimento eletrônico levará à delegacia a informação do objeto encontrado, recuperando e armazenando os dados, remotamente.

Três jurisdições do bairro do Butantã farão parte do projeto piloto e, para que os objetos com RFID sejam mais bem monitorados, as portas de entrada e saída dessas regionais receberão leitores de etiquetas, que identificarão as provas, dando, assim, mais segurança à análise. ?Com o sistema, evita-se a perda de fatores fundamentais para a investigação. Haverá, também, o controle do tempo do que está sendo pesquisado, fazendo com que haja agilidade no processo criminal?, afirma Eduardo Kamigauti, diretor de vendas de Networks & Enterprise da Motorola.

O executivo explica que a novidade permitirá que seja tocado um alarme, caso qualquer prova saia da delegacia sem autorização. ?Isso promove ainda mais segurança para os casos que estão sendo analisados pela Polícia Técnico- Científica?, complementa. Além da segurança, segundo Kamigauti, será possível controlar o tempo de investigação, pois o RFID contará com um sistema que avisará quando a prova está há muito tempo sem ser verificada, o que evita desperdícios.

"A Polícia Científica vem trabalhando para encontrar soluções tecnológicas inovadoras para os desafios de lidar com a produção de 1 milhão de laudos por ano. A parceria com o IPT e com a Motorola representa um modelo a ser seguido e um marco para a cooperação entre indústria e órgãos públicos", diz Orlando Ruiz, perito criminal e coordenador na área de Sistemas e Projetos de TI da Polícia Científica.

Antes da implementação do sistema, o registro era realizado manualmente, corria risco de perdas e, muitas vezes, de roubo dos objetos essenciais para a investigação. ?A população será a maior beneficiada, caso o programa seja ampliado. Vivemos em um mundo onde a tecnologia é cada vez mais essencial em qualquer segmento e, na área pública, não poderia ser diferente?, finaliza Luiz Zipman, responsável pelo projeto no IPT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.