TCU suspende contratos de TI do Serpro e do Ipea

0

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, por meio de medida cautelar, que o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) se abstenha de assinar contrato com a empresa Aceco TI para execução de serviços de fornecimento e instalação de ambiente de alta segurança e disponibilidade, para abrigar equipamentos e sistemas de Autoridade Certificadora e do Centro de Dados da Regional Brasília do órgão.

A decisão decorreu de representação da empresa CWSA Tecnologia e Segurança em Engenharia Térmica em que alega ter havido irregularidades na concorrência. De acordo com a empresa, o Serpro alterou de forma substancial as condições de formulação das propostas, bem como o universo de potenciais concorrentes aptos a participar da licitação. As irregularidades restringem o caráter competitivo previsto na lei de contratos e licitações, que impõe a republicação do edital e a reabertura dos prazos quando houver modificação no edital que possa afetar a formulação de propostas.

A suspensão será mantida até que o tribunal se manifeste sobre o mérito da questão. O ministro Raimundo Carreiro foi o relator do processo.

O TCU determinou, também por medida cautelar, que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), suspenda pregão presencial para contratação de serviços de suporte da rede e de manutenção de sistemas de informação do ambiente computacional do instituto, por irregularidades no edital.

De acordo com o ministro Guilherme Palmeira, relator do processo, a exigência por marca especifica de produtos de informática prejudica a competitividade do certame. Além disso, o edital exigia comprovação de profissionais certificados no quadro permanente de pessoal das empresas particitantes, antes mesmo da efetiva contratação, o que obrigava a realizarem despesas desnecessárias e anteriores a celebração do contrato.

O tribunal determinou audiência dos responsáveis, para que se manifestem sobre as irregularidades dentro do prazo de 15 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.