CPI da Pedofilia ouvirá Microsoft, MSN/Hotmail, Facebook e Beboo

0

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 7, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia aprovou o plano de trabalho para o segundo semestre, incluindo audiências públicas com dirigentes da Microsoft e do portal MSN/Hotmail no Brasil, além de representantes dos sites de relacionamento Facebook e Beboo. Também foram aprovadas datas para tomada de depoimentos de envolvidos em denúncias de pedofilia e para audiências com autoridades ligadas à proteção dos direitos humanos, da Coordenação Geral de Polícia Criminal Internacional (Interpol) e do Ministério Público, entre outras.

Na próxima terça-feira, 12, serão ouvidos pela CPI Alexsander Ladislau e Silas Cabral, ambos citados em depoimentos de envolvidos na Operação Arcanjo, deflagrada em Roraima para investigar denúncias de abuso sexual contra crianças naquele estado. Na terça seguinte, 19, a CPI realizará audiência pública com Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor-geral do MSN/Hotmail no Brasil, Eduardo Fumes Parajo, presidente da Associação Brasileira de Provedores Internet (Abranet), e representantes do Facebook e do Beboo. Os senadores buscarão, no debate, formas de cooperação para reprimir o uso da Internet para a prática da pedofilia.

No dia 2 de setembro, está agendada audiência pública com a participação do secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo de Tarso Vannuchi. Também foram convidados para o debate Carmem Silveira de Oliveira, subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente; Laila Paiva, coordenadora do Programa de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; e Ana Maria Drummond, representante do Instituto WCF-Brasil.

Ainda em setembro, a CPI ouvirá, no dia 11, o economista José Carlos Jacob de Carvalho. Ex-assessor do Senado e do Banco Central, ele é acusado de divulgar imagens de pornografia infantil pela rede mundial de computadores. No dia 16, serão ouvidos Amarildo Mullinare e Joster Alves, radialistas de Niquelândia (GO) que deverão falar sobre um caso de abuso sexual investigado naquela cidade.

No dia 25, falam à Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia Jorge Barbosa Pontes, chefe da Interpol; José Carlos Cosenzo, presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp); e Marfran Martins Vieira, presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União; além de um representante da Receita Federal.

Para aprofundar aspectos técnicos do combate à pedofilia e do atendimento às vítimas de abuso sexual, os senadores realizam, no dia 6 de novembro, audiência com os psicólogos Vicente Faleiros, pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), e Viviane dos Santos, coordenadora da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal.

Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.