Gartner: Nova geração de profissionais exigirá mudanças nas empresas

0

Os profissionais da chamada geração Y, nascidos entre os anos de 1981 e 1995, estão causando cada vez mais impacto nas empresas em que trabalham, o que vem obrigando-as cada vez mais a serem interativas, além de abrirem espaço para que esses jovens, que chegam com vontade de inovar, possam desenvolver as suas competências e habilidades. O alerta foi feito por Ione Coco, vice-presidente regional dos Programas Executivos (EXP) do Gartner para a América Latina, ao falar sobre o tema durante o 1º Festival de Tecnologia de Petrópolis, que ocorre até este sábado, 9, na cidade da região serrana do Rio de Janeiro.

De acordo com Ione, os profissionais da geração Y cresceram na época da globalização e tem como hábito trabalhar individualmente, com foco nos resultados. Criados em um mundo dominado pela tecnologia, eles processam informações rapidamente, são ágeis e estão acostumados a realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Porém, são muito questionadores e inquietos, e não mantêm laços com seus empregos, priorizando mais a realização pessoal do que a profissional. "É a geração dos também chamados 'nativos digitais', que não se preocupam em entender as tecnologias, eles simplesmente as usam."

Para a especialista do Gartner, a geração Y exigirá mais incentivos por parte dos empregadores, já que eles estão atrás de desafios, bons projetos e querem ter prazer no que fazem. Segundo Ione, uma das características dos profissionais da geração Y é que, se não estão satisfeitos com a empresa em que trabalham ou quando o chefe tem um comportamento autoritário, procuram outra. Ela explica ainda que a geração Y é o oposto dos chamados baby boomers, geração que nasceu entre 1946 e 1964 e para a qual a empresa vem em primeiro lugar e a realização profissional está atrelada a empregos duradouros, e da geração X, os nascidos entre 1965 e 1980, que detestam o estilo "viver para trabalhar" e valorizam a vida pessoal.

De acordo com Ione, em dez anos a geração Y estará em cargos de liderança e mudará o comportamento e a forma de trabalho dentro das corporações. "Até 2015 essas pessoas gastarão mais de 80% do seu tempo trabalhando em colaboração, e não necessariamente de forma presencial como acontece em grande proporção hoje."

O Gartner prevê também mudanças na cultura das companhias, que deixará de ser centralizada para funcionar de forma distribuída e a comunicação passará a se dar de maneira horizontalizada. "As competências também serão baseadas em interação e não mais no aspecto técnico, bem como o aprendizado prescrito não existirá mais e passará a ser desenvolvido na forma de pesquisas e buscas", prevê Ione.

A jornalista viajou a Petrópolis a convite dos organizadores do 1º Festival de Tecnologia de Petrópolis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.