Petrópolis quer se tornar pólo de tecnologia e 'celeiro' de mão-de-obra

0

A falta de mão-de-obra qualificada foi o motivo principal que levou Petrópolis, cidade da região serrana do Rio de Janeiro, a criar o projeto Petrópolis-Tenópolis por meio de um acordo de parcerias público-privadas (PPP) para o desenvolvimento social econômico da região. O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, ressaltou a importância da união e dos esforços para transformar a cidade em pólo de tecnologia. "Queremos que a tecnologia esteja presente na vida de Petrópolis e em todos os estágios do saber", afirmou.

Segundo ele, a cidade conta hoje com a instalação de 72 empresas e promete a abertura de 1,2 mil vagas de empregos na área de tecnologia da informação em até três anos. Essa, aliás, segundo o Bomtempo, foi uma das razões por a cidade estar sediando o 1º Festival de Tecnologia de Petrópolis, que ocorre até este sábado, 9. O evento, iniciativa do Movimento Petrópolis-Tecnópolis e que conta com a parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia, foi a forma encontrada pela Prefeitura para atrair empresas de base tecnológica, até porque trata-se de uma indústria limpa cujo processo de produção não afeta o meio ambiente da região.

A cidade também quer ganhar destaque com projetos de inovação tecnológica, um dos pontos, por sinal, que foram alvo de cobrança do secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Elias, durante sua palestra no evento. Ele exortou as autoridades, empresários e profissionais presentes a participarem de iniciativas envolvendo a inovação tecnológica. "Precisamos de projetos", enfatizou.

O secretário disse que os recursos previstos no Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PACT&I – 2007-2010) – lançado em novembro do ano passado -, no valor de R$ 41 bilhões serão repassados por meio das instituições federais para investimentos em inovação tecnológica, o que abrange projetos em TI, recursos humanos, equipamentos e qualificação de mão-de-obra. "A meta é que o Brasil consiga exportar US$ 3,5 bilhões em Tecnologia da Informação até 2010", completou.

A questão da mão-de-obra também foi um dos principais temas da mesa-redonda de CIOs do setor petroquímico, que apontaram a falta de profissionais qualificados como um dos maiores desafios para os projetos de tecnologia das empresas. "Temos que contratar mão-de-obra de fora por um preço muito mais caro", observou Rômulo Barroso, CIO da Shell Brasil, ao falar sobre a necessidade de formação de pessoal.

A jornalista viajou a Petrópolis a convite dos organizadores do 1º Festival de Tecnologia de Petrópolis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.