Vendas de sistemas de contact center na América Latina devem crescer 46% em 4 anos

0

O mercado latino-americano de sistemas de contact center, que movimentou US$ 260,4 milhões em 2013, deve atingir US$ 380,6 milhões até 2018, o que representará um aumento de cerca de 46% no período, de acordo com projeção da Frost & Sullivan. Apesar dessa estimativa de crescimento, o mercado brasileiro deve desacelerar, enquanto Argentina e Chile, em particular, experimentarão uma expansão na demanda.

O estudo da empresa de consultoria e pesquisa, intitulado Latin American Contact Center Systems Market 2014, cobre sistemas de roteamento de contato inbound, unidade de resposta audível (URA) e portal de voz, discador outbound, monitoramento de qualidade, gerenciamento da força de trabalho e sistemas de contact center analytics.

"De maneira geral, o mercado latino-americano permanecerá altamente concentrado em todo o período projetado; os 66,2% do total do mercado sendo representados pelos cinco maiores participantes em 2013 terão alteração mínima", avalia Maiara Paula Munhoz, analista da indústria de tecnologias da informação e comunicações (TICs) da Frost & Sullivan.

Segundo o relatório, é esperado um crescimento moderado do mercado latino-americano de sistemas de contact center, a medida que diversas empresas transfiram seus investimentos para soluções de hosted e cloud computing. Entretanto, ele aponta que a quantidade relevante de infraestrutura legada existente nas grandes empresas da região proporcionará oportunidades importantes para os fornecedores de sistemas de contact center.

A análise é que o mercado latino-americano para sistemas de contact center se tornará intensamente competitivo, à medida que pequenas e médias empresas mudem o seu foco para a nuvem. Modelos baseados na nuvem não só fornecem um custo total de propriedade (TCO, na sigla em inglês) menor do que soluções on-premises (nas instalações do cliente), mas também simplificam o gerenciamento dos custos e o pagamento.

"Ainda assim, a maioria das grandes empresas na região continua possuindo e controlando infraestrutura legada e as aplicações fornecidas por modelos on-premises, dado que elas continuam inseguras quanto à segurança da informação e confiabilidade das soluções baseadas na nuvem," observa Maiara. "Isto representará um potencial de crescimento enorme para os fornecedores, principalmente nos segmentos de URA e contact center analytics."

A integração de novos canais e a adoção de estratégias omni-channel como mídia social e mobilidade impulsionarão ainda mais o investimento das empresas em sistemas de contact center. Verticais como telecomunicações, saúde, utilitários, energia, varejo, bens de consumo e seguros tendem a crescer em tamanho, e os fornecedores deverão ampliar seu portfólio para atender às diferentes demandas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.