Relacional tem alta avaliação pela qualidade de software

0

A Relacional, companhia brasileira de consultoria e serviços de TI, acaba de receber a avaliação MPS.Br (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) ? nível ?E? concedida pelo governo brasileiro, em parceria com universidades e a Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro). Com a conquista, a empresa se torna a primeira a receber o mais alto nível de qualificação nos padrões brasileiros.

Segundo a vice-presidente da Relacional, Elaine Duarte Nunes, a avaliação aponta a maturidade da empresa no que diz respeito à qualidade, equiparando as práticas brasileiras de desenvolvimento e manutenção de software às de outros países de primeiro mundo. ?Nossa intenção é seguir em frente nas certificações para a melhoria contínua da qualidade?, afirma a executiva.

A Relacional já possui CMMi nível 2, desde março deste ano, resultado de um investimento de mais de R$ 500 mil, que lhe rendeu também o certificado ISO 9001.

A avaliação MPS.Br é um modelo que vem sendo elaborado desde 2003 pelo governo brasileiro para certificar a qualidade dos processos de software das companhias nacionais. O modelo conta com o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e em breve deverá ser aplicada também a empresas de outros países da América Latina.

Trata-se de uma certificação equivalente ao CMMi (Capability Maturity Model Integration), modelo de melhoria do processo de software criado pela entidade norte-americana Software Engeneering Institute.

Os processos de avaliação levaram quatro dias para serem concluídos, envolvendo critérios relativos ao desenvolvimento e manutenção do software e serviços de consultoria. Durante este período, sete avaliadores de diversas cidades brasileiras, como Curitiba (PR), Manaus (AM), Campinas (SP), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), credenciados pela Softex, acompanharam os procedimentos da Relacional e examinaram todos os documentos da empresa, entrevistando os líderes, gerentes, implementadores e responsáveis de cada área.

Segundo Ana Regina Rocha, professora da COPPE/UFRJ (Instituição Implementadora do MPS.BR) e responsável pela consultoria, os setores avaliados pela auditoria foram os de gerenciamento de requisitos, medição e análise, planejamento de projetos, monitoração e controle, garantia da qualidade, gerenciamento de configuração, treinamento organizacional, definição do processo organizacional, foco no processo organizacional e geração integrada do projeto. ?A Relacional é a primeira empresa a obter o nível ?E? desta qualificação, e será a primeira também a ser avaliada nos níveis seguintes, que são D e C?, esclarece a consultora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.