Dilma quer enviar projeto internacional do marco civil da internet à ONU

0

A presidente Dilma Rousseff declarou que, assim que for aprovado no Brasil, o projeto do marco civil da internet será enviado como proposta à Organização das Nações Unidas (ONU). Em sua conta na rede de microblog Twitter, a presidente reiterou que a aprovação do projeto deve ocorrer nas próximas semanas.

"Enviei ao Congresso um novo marco civil da internet, iniciativa que irá ampliar a proteção da privacidade dos brasileiros. A votação do nosso projeto deve ocorrer nas próximas semanas. Nossa proposta para um marco civil internacional será enviada à ONU assim que nosso marco civil for aprovado", disse Dilma.

A presidente também se manifestou quanto às novas denúncias de espionagem, dessa vez feita pelo Canadá, tendo como alvo o Ministério de Minas e Energia no Brasil, conforme mostrou no último domingo reportagem do Fantástico, da TV Globo. A reportagem diz que comunicações eletrônicas e telefônicas do ministério foram espionadas pelo órgão de inteligência canadense. "A denúncia de que o Ministério Minas e Energia foi alvo de espionagem confirma as razões econômicas e estratégicas por trás de tais atos", ressaltou Dilma.

Segundo a presidente, o ministro da pasta, Edison Lobão, está fazendo rigorosa avaliação e reforço da segurança dos sistemas de proteção de dados do ministério. "A reportagem aponta para interesses canadenses na área de mineração. O Itamaraty vai exigir explicações do Canadá. É urgente que os EUA e seus aliados encerrem suas ações de espionagem de uma vez por todas. Isso é inadmissível entre países que pretendem ser parceiros. Repudiamos a guerra cibernética", completou Dilma na rede social.

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, convocou nesta segunda-feira, 7, o embaixador do Canadá no Brasil, Jamal Khokhar, para prestar esclarecimentos sobre a denúncia. Em nota divulgada pelo Itamaraty, o ministro diz que o governo brasileiro está indignado e classifica a ação como inaceitável e grave.

CPI da Espionagem

Nesta quarta-feira, 9, o jornalista e advogado americano Glenn Greenwald e seu companheiro David Miranda serão ouvidos em audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem. O jornalista é o autor das denúncias de espionagem feita pela Agência Nacional de Segurança (NSA). Com informações da Agência Brasil e Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.