TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Dilma quer enviar projeto internacional do marco civil da internet à ONU

Postado em: 07/10/2013, às 11:36 por Redação

A presidente Dilma Rousseff declarou que, assim que for aprovado no Brasil, o projeto do marco civil da internet será enviado como proposta à Organização das Nações Unidas (ONU). Em sua conta na rede de microblog Twitter, a presidente reiterou que a aprovação do projeto deve ocorrer nas próximas semanas.

"Enviei ao Congresso um novo marco civil da internet, iniciativa que irá ampliar a proteção da privacidade dos brasileiros. A votação do nosso projeto deve ocorrer nas próximas semanas. Nossa proposta para um marco civil internacional será enviada à ONU assim que nosso marco civil for aprovado", disse Dilma.

A presidente também se manifestou quanto às novas denúncias de espionagem, dessa vez feita pelo Canadá, tendo como alvo o Ministério de Minas e Energia no Brasil, conforme mostrou no último domingo reportagem do Fantástico, da TV Globo. A reportagem diz que comunicações eletrônicas e telefônicas do ministério foram espionadas pelo órgão de inteligência canadense. "A denúncia de que o Ministério Minas e Energia foi alvo de espionagem confirma as razões econômicas e estratégicas por trás de tais atos", ressaltou Dilma.

Segundo a presidente, o ministro da pasta, Edison Lobão, está fazendo rigorosa avaliação e reforço da segurança dos sistemas de proteção de dados do ministério. "A reportagem aponta para interesses canadenses na área de mineração. O Itamaraty vai exigir explicações do Canadá. É urgente que os EUA e seus aliados encerrem suas ações de espionagem de uma vez por todas. Isso é inadmissível entre países que pretendem ser parceiros. Repudiamos a guerra cibernética", completou Dilma na rede social.

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, convocou nesta segunda-feira, 7, o embaixador do Canadá no Brasil, Jamal Khokhar, para prestar esclarecimentos sobre a denúncia. Em nota divulgada pelo Itamaraty, o ministro diz que o governo brasileiro está indignado e classifica a ação como inaceitável e grave.

CPI da Espionagem

Nesta quarta-feira, 9, o jornalista e advogado americano Glenn Greenwald e seu companheiro David Miranda serão ouvidos em audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem. O jornalista é o autor das denúncias de espionagem feita pela Agência Nacional de Segurança (NSA). Com informações da Agência Brasil e Agência Senado.

RSS
Facebook
Google+
http://tiinside.com.br/tiinside/07/10/2013/dilma-quer-enviar-projeto-internacional-marco-civil-internet-onu/
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial