Marco Civil é retirado da pauta do Plenário, votação é adiada para próxima terça, 13

0

NOTA ATUALIZADA ÀS 19:15 – Segue complicada a votação do projeto de Marco Civil da Internet no Concresso. Depois de duas tentativas frustadas de aprovar a matéria em comissão especial, governo e oposição entraram em um acordo para votar o projeto diretamente no Plenário da Câmara. Em troca, o deputado Alessandro Molon (PT/RJ) alterou o texto do projeto retirando a menção ao CGI e estabelecendo que a regulamentação da neutralidade seja feita pelo Poder Executivo. As alterações, contudo, não foram suficientes para garantir a aprovação na primeira tentativa nesta quarta, 7.

O deputado Ricardo Izar Júnior (PSD/SP) chegou a apresentar um requerimento para a retirada de pauta, mas o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, decidiu retirar o projeto de pauta "de ofício". "Existem muitas dúvidas em relação a termos técnicos. O deputado Molon vai construir um acordo", disse Maia. Mesmo sem acordo entre os parlamentares, o presidente da Câmara disse que o projeto volta à pauta na próxima sessão extraordinária. O projeto entrará em votação na próxima terça, 13.

Diversos deputados reclamaram do fato de o relatório ter chegado a eles poucos minutos antes do início da sessão para votar o projeto. Vários partidos se declararam em obstrução, manobra para que não haja quórum para a votação.  No início da sessão, Marco Maia fez um apelo para que os deputados votassem a matéria que foi objeto de um acordo entre os líderes partidários e a presidenta Dilma Rousseff.

Crimes cibernéticos

Pela manhã os deputados aprovaram o PL 84/99, relatado no Senado pelo então senador Eduardo Azeredo (PSDB/MG), que inclui novos crimes no Código Penal, como o de usar dados de cartões de crédito ou débito obtidos de forma indevida ou sem autorização. Foi aprovado também o PL 2793/11 (conhecido como PL Carolina Dieckman) de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que na semana passada foi aprovado no Plenário do Senado Federal. Ambos os projetos agora vão para a sanção presidencial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.