Retirada de conteúdo protegido por Direito Autoral impede acordo sobre o texto

0

O que está impedindo um acordo para a aprovação do Marco Civil da Internet é o parágrafo segundo do Artigo 15, que não estava no texto original proposto pelo deputado Alessandro Molon (PT/RJ).

O Artigo 15 determina que o provedor de aplicações de Internet poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdos gerados por terceiros se, após ordem judicial, não tomar medidas para tornar indisponível o conteúdo considerado infringente. No parágrafo segundo, foi feita a seguinte ressalva: "o disposto neste artigo não se aplica quando se tratar de infração a direitos de autor ou a direitos conexos". Embora o texto dê margem para duas interpretações (eliminar a necessidade de decisão judicial ou isentar o provedor de punição caso não a cumpra), o entendimento é que quando for direito de autor ou conexo, pode haver responsabilização do provedor independentemente de notificação judicial.

Segundo apurou este noticiário, o deputado Molon trabalha com uma redação alternativa proposta pelo grupo Globo que condiciona a retirada do conteúdo a uma notificação judicial. "Na hipótese de conteúdo protegido por Direito Autoral, o Provedor de Aplicações de Internet será responsável por danos decorrentes de conteúdos postados por terceiros se for notificado e não tornar indisponíveis os conteúdos apontados, no âmbito do seu serviço e dentro do prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, observado o disposto no artigo 19 desta lei".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.