Ericsson quer conquistar mercado IP nas operadoras

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A Ericsson instalou em 30 dias a solução Mobile Softswitch na Telemig Celular, que permitira à operadora migrar sua rede para a plataforma IP.
O fornecedor ? que não revelou o valor do contrato ? pretende vender essa tecnologia para mais 4 ou 5 operadoras brasileiras no próximo ano.

Apesar de não revelar nomes, os possíveis candidatos são as operadoras que já adquiriram a solução em seus países de origem, como a TIM, Telefônica e Claro (do grupo Telcel/Telmex do México).

Ela tem 15 contratos de lançamento comercial de sistemas IMS e realiza testes em 37 operadoras espalhadas pelo mundo.

Segundo explicou Jesper Rhode Andersen, vice-presidente da Ericsson no Brasil, a solução é importante para que os serviços multimídia das operadoras sejam feitos visando a melhor relação custo benefício, ?como no caso da Telemig, que reduziu os gastos operacionais da rede core em até 50%, quando comparados às atuais centrais móveis?.

Explicou que a arquitetura IP simplifica a complexidade da rede e reduz os itens de custo dos serviços demandados: de O&M em 22%; 32% em transmissão; 18% em instalação de mais sites; 10% em consumo de energia; 12% em suporte e treinamento; 6% em planejamento de rede.

?O Softswitch garante uma base comum para os novos serviços aos usuários e com o IMS (protocolo IP Multimídia Subsystem) complementa a evolução das comunicações de voz e multimídia em tempo real via IP. Além disso, fornece uma forma bem eficiente para a comunicação entre assinantes de voz comutada por circuito tradicional com a nova base do IMS?, explicou Andersen.

Hábito do consumidor

Outra vantagem salientada da importância para as operadoras adotarem a solução IP, é a demanda gerada por serviços multimídia.

Pesquisa feita pela Ericsson Consumer & Enterprise Lab com 11 mil consumidores (dos quais 600 no Brasil) mostrou que existe interesse crescente nos serviços ofertados no celular: 23% deles acessam jogos uma vez por semana; 21% uma vez por mês; 36% têm disponibilidade mas não acessam, 20% não tem o serviço.

Outro serviço que está evoluindo é o de download de música ( não ring tones): 7% dos consumidores acessam toda a semana; 16% uma vez por semana; 20% têm o serviço mas não usam e 57% não usam.

A pesquisa mostra ainda o comportamento do usuário em 14 diferentes tipos de serviços. Na média o brasileiro está acima de paises da Europa e Estados Unidos, superando em alguns casos até mesmo o Japão.

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