Trabalho remoto impulsiona crescimento da virtualização de desktops

0

O crescimento do trabalho móvel irá impulsionar a demanda por virtualização de desktops nos próximos dois anos. De acordo com uma nova pesquisa global encomendada pela Citrix, 55% das empresas pesquisadas pretendem adotar, pela primeira vez, a  virtualização de seus desktops até 2013. Destas, 86% citaram a questão da segurança como um dos pontos básicos da tecnologia. Outros benefícios importantes identificados pelos gestores de TI, segundo o relatório, englobavam  a provisão imediata e reprovisionamento de aplicativos e acesso a desktops,( 60%), o isolamento imediato de uma aplicação comprometida (54%) e a capacidade de apagar remotamente dados de dispositivos móveis e PC (32%).

O relatório mostra que 86% dos entrevistados mencionaram que a virtualização de desktops representa uma abordagem estratégica à segurança da informação, independente da sua intenção de adotar a virtualização de desktops em suas próprias empresas. Dos executivos de TI que pretendem adotar a virtualização de desktops até o fim de 2013, 95% acreditam que a tecnologia é um meio altamente eficiente para proteger informações e, ao mesmo tempo, oferecer aos funcionários acesso rápido e eficiente às informações que precisam. Já 97% dizem que a virtualização de desktops deve auxiliar suas empresas a reagirem contra ameaças de segurança novas e existentes.

Globalmente, 74% dos executivos disseram que pretendem adotar a virtualização de desktop para atualizar instantaneamente a rede de PCs e dispositivos e 66% citam que a entrega segura de aplicações e dados com capacidade crítica de segurança levaram à decisão de implantar a virtualização de desktop.

No Brasil, 48% dos gestores de TI entrevistados entendem que a virtualização provê acesso seguro a partir de dispositivos móveis dos usuários, 58% reconhecem maior segurança e 52% acreditam num melhor gerenciamento de risco. Além disso,  dos que informaram que terão seus desktops virtualizados até 2013, 100% acreditam na eficácia da proteção de informações, mesmo fornecendo aos colaboradores acesso irrestrito às informações que necessitam.

A pesquisa também indica que  76% dos brasileiros confiam na virtualização como fator de redução de custos em TI ou nos negócios; 60% enxergam maior flexibilidade de trabalho para os colaboradores e 39% reconhecem o suporte melhorado paraforça de trabalho móvel.

Para a pesquisa foram entrevistados 1,1 mil profissionais da área de TI de 11 países, sendo Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Japão, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos. Dos respondentes, 75% em empresas com 1 mil ou mais funcionários e 25%, em companhias com entre 500 e 999 funcionários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.