Yahoo analisa propostas de compra e faz exigências

0

O Yahoo solicitou mais informações e propostas melhores de compra de potenciais interessados em obter uma participação acionária minoritária na empresa. No momento, o conselho de administração da companhia está analisando as propostas apresentadas, segundo pessoas ligadas ao assunto ouvidas pelo The Wall Street Journal.

As negociações feitas com fundos de investimento em empresas (private equity) progrediram desde a semana passada, quando o Yahoo ofereceu a venda de cerca de 20% de suas ações. Entre os interessados, estão o Silver Lake e o TPG Capital. Uma terceira oferta, vinda de duas empresas asiáticas, também está sendo analisada, segundo as fontes. Elas disseram que as ofertas apresentadas são mais baixas que o ideal. A razão é que os fundos de private equity avaliaram os papéis premium abaixo do valor esperado. O Silver Lake teria proposto cerca de US$ 16,60 por ação, enquanto a TPG teria oferecido apenas um dólar a mais.

Outro ponto de discórdia é a porcentagem do controle de decisões caso a compra minoritária seja concluída. O Silver Lake, por exemplo, quer influenciar na escolha do novo CEO do Yahoo, dizem as pessoas ouvidas pelo jornal. O Yahoo, entretanto, quer manter o controle total sobre a contratação de diretores da empresa. O Yahoo também pediu esclarecimentos ao TPG sobre uma parceria proposta pela empresa com o fundo Greylock Partners e a Pandora Media para a conclusão da compra. O Yahoo não vê como a oferta apresentada poderia ajudar nos negócios do site.

O Yahoo está avaliando a possibilidade de captar investimentos e, depois disso, vender parte de seus ativos asiáticos. Os prováveis interessados, contudo, a japonesa Softbank e o grupo chinês Alibaba, preferem comprá-lo desde que o conselho de administração do Yahoo permaneça o mesmo.

Sobre a compra total do Yahoo, as fontes afirmaram que isso não está nos planos porque requereria um alto valor em investimento, de cerca de US$ 10 bilhões, difícil de ser atingido na situação atual da empresa, que passa por um momento de queda na receita e incertezas sobre a rentabilidade do negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.