Em nova audiência, juíza pede trégua entre Apple e Samsung

0

Os advogados da Apple e da Samsung voltaram ao Tribunal de San Jose, na Califórnia, na última quinta-feira, 6, para tentar modificar e conseguir extensões ao veredicto proferido em agosto, que condenou a fabricante coreana a pagar US$ 1,052 bilhão à Apple por ter quebrado patentes em seus smartphones e tablets. Enquanto a Samsung tenta reduzir o valor da indenização ou conseguir um novo julgamento, as duas empresas buscam proibir a venda de diversos dispositivos uma da outra, com a mesma acusação: violação de patentes.

Após mais de três horas ouvindo argumentos dos advogados, a juíza do caso, Lucy Koh, pediu para que as duas empresas tentem se entender pelo bem dos consumidores e da indústria. “Será que esse caso vai se resolver?”, questionou Koh. “Venho dizendo isso todo esse tempo. Penso que é hora de uma paz global. Se há algo que este tribunal possa fazer para facilitar algum tipo de resolução, eu gostaria de fazê-lo. Imagino que seria bom para os consumidores e a indústria”, declarou a juíza.

Entre as questões abordadas na audiência está o recálculo do prejuízo que o júri decidiu que a Apple sofreu por conta das violações de patentes por parte da  empresa coreana. Enquanto isso, a fabricante do iPhone pediu em juízo a proibição da venda de oito modelos de smartphones da Samsung nos Estados Unidos. No fim de novembro, após a Samsung ter adicionado o iPhone 5 no processo por quebra de patentes e entrado com pedido na Justiça para acrescentar o iPad Mini, o iPad de quarta geração e iPod Touch de quinta geração, a Apple entrou com uma moção para adicionar no processo os smartphones Galaxy Note II, Galaxy S3 com Android 4.1, Galaxy S3 mini, Galaxy Rugby Pro, e os tablets Galaxy Tab 8,9 Wi-Fi e Galaxy Tab 2 10.1.

Também foi apresentado ao tribunal o acordo feito entre a Apple e a HTC para o licenciamento de patentes que valerá por dez anos. Após a fabricante coreana entrar com liminar contra a fabricante americana para ter acesso aos detalhes do acordo que a Apple e a empresa taiwanesa firmaram em novembro e não detalharam para o mercado, a Justiça obrigou a Apple a apresentar o contrato. A Samsung desconfia que tal acordo possa englobar algumas das patentes que estão no centro da disputa entre ela e a Apple. Porém, os termos financeiros do acordo entre as empresas não foram revelados. “A Samsung apenas afirma que este acordo é a prova de que a Apple estava disposta e, de fato, entrou em acordos de licenciamento de ao menos algumas das patentes em questão neste caso", disse a HTC no documento apresentado ao Tribunal. "Por isso, os termos e detalhes do acordo são irrelevantes para esse caso", justificou a companhia taiwanesa.

Outra discussão destacada na audiência foi o caso sobre o presidente do júri, Velvin Hogan, que a Samsung acusa de ter omitido ao tribunal que foi processado em 1993 pela Seagate, companhia da qual a Samsung é a principal acionista, supondo que o veredicto dado no julgamento sobre violação de patentes da Apple foi tendencioso. A empresa coreana protocolou pedido na Justiça americana, em outubro, para que o veredicto fosse invalidado. Porém, a juíza não se manifestou sobre a validade dos argumentos da Samsung referentes a Hogan.

Lucy Koh não indicou se permitirá a proibição da venda dos aparelhos pedida pela Apple nem se diminuirá a multa que a Samsung deve pagar, mas disse que emitirá uma série de decisões nas próximas semanas a fim de tentar resolver o caso — o que parece improvável enquanto ambas as empresas entrarem com recurso, estendendo um julgamento que pode levar anos. Com informações de agências internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.