Marco legal precisa buscar cooperação público-privada, diz ministro

0

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, destacou durante mesa-redonda no 7° Encontro Nacional da Indústria (Enai), em Brasília, a necessidade de um marco legal que favoreça a cooperação entre os setores público e privado.

"No Brasil, a maioria das instituições que produzem conhecimento são públicas, enquanto a maioria das que transformam esse conhecimento em bens com valor econômico são privadas", disse, diante de pergunta sobre os principais gargalos para o aumento da competitividade. "O marco legal para estabelecer essa parceria não está plenamente estabelecido. Temos preconceitos culturais, do ponto de vista legal, em trabalhar bem essa parceria."

O ministro já havia enfatizado essa interação em suas falas anteriores no debate. Indagado sobre como promover tal aproximação, ele disse que as vontades das empresas e dos governos têm de convergir. "Estamos em belo momento para deslanchar [em competitividade]", avaliou. "Não estamos a zero, e sim a meio caminho. Essa aproximação é um elemento importante para isso." Raupp acrescentou que muitas empresas já usam a colaboração com institutos de pesquisa, dispondo da infraestrutura existente, como estratégia básica para incorporar tecnologia.

Para o ministro, o aumento progressivo que vem sendo realizado no leque de modalidades de financiamento permitirá um investimento privado maior em pesquisa e desenvolvimento (P&D), identificado por ele como uma mudança necessária.

Também na avaliação do presidente em exercício da Finep, João De Negri, a cooperação tem avançado, embora mais devagar do que o desejável. "Das cerca de 750 empresas que têm laboratórios, 504 estão de certa forma integradas à Finep e ao CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, ligado ao MCTI]", disse.

De Negri também destacou que 2,3 mil a 2,4 mil empresas brasileiras exercem P&D continuamente e que há uma variação grande no nível de dinamismo das diferentes áreas industriais. "Isso é característico de países em estágio intermediário de desenvolvimento", analisou. Ele defendeu que o Brasil siga o exemplo da China, que em 2006 definiu 100 tecnologias críticas que deveria dominar no médio prazo. "Os setores público e privado precisam definir o que é o futuro do país", propôs. "Política tecnológica é necessariamente um exercício de escolha."

Recursos humanos

A qualificação de recursos humanos foi outro ponto central da discussão. O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, elegeu esse como o gargalo número um para o aumento da competitividade. João De Negri também colocou a questão entre as três mais importantes.

Raupp ressaltou o impacto do investimento educacional sobre a dimensão do conhecimento de modo geral. "Temos um déficit a superar. Não existe ciência e tecnologia sem educação", disse. Ele citou engenheiros, tecnólogos e técnicos de nível médio como formações demandadas pelo momento do país. Lembrou o programa Ciência sem Fronteiras, da parte do governo, e a reestruturação do Senai, da parte do empresariado, como medidas nessa frente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.