Ascenty investe R$ 170 milhões em seu quarto data center, localizado em Hortolândia

0

A Ascenty, fornecedora de serviços cloud computing, hospedagem, colocation, ambientes híbridos e serviços gerenciados, acaba de colocar em operação seu quarto data center — terceiro no estado de São Paulo —, no qual foram investidos R$ 170 milhões. Localizado na cidade de Hortolândia, na região metropolitana de Campinas, a nova unidade vai reforçar a infraestrutura da empresa para a oferta de serviços aos clientes.

"Construímos esse data center com as mais modernas tecnologias nessa área, em termos de infraestrutura, equipamentos e processos operacionais, com o objetivo de oferecer aos clientes alto desempenho, segurança, confiabilidade, disponibilidade e o padrão de qualidade internacional adotado em todas as nossas unidades", afirma Chris Torto, fundador e CEO da Ascenty. Ele ressalta que o novo centro de dados foi projetado atendendo aos padrões do Uptime Institute, principal autoridade internacional na área de data centers, para as certificações Tier III Design (projeto) e Facility (infraestrutura).

Com mais de 5 mil metros quadrados de área construída, o data center em Hortolândia, segundo a empresa, tem capacidade para abrigar 900 racks de equipamentos ou 45 mil servidores, em três módulos independentes. A unidade opera com alta densidade de energia — a potência total disponível é de 20 MVA. Para isso, a Ascenty construiu uma subestação própria, com entrada redundante de energia de alta tensão (138 KV) e com transformadores redundantes de 20 MVA. O ambiente de TI também dispõe de um sistema de distribuição elétrica redundante, em termos de componentes, racks de servidores e elementos de rede.

Além disso, sistema de no-break, baseado em UPS rotativas a diesel (nove ao todo), deverá garantir energia ininterrupta ao data center, em caso de falha no fornecimento por parte da distribuidora de energia elétrica. Três tanques de diesel (180 mil litros) permitem aos geradores uma autonomia de 40 horas sem reabastecimento, o que reforça a garantia de alta disponibilidade da operação. Todo o prédio é equipado com sistemas de detecção e combate a incêndio e os sistemas de segurança permitem controle total do acesso, usando biometria, e monitoramento de todos os ambientes do edifício, por meio de câmeras IP de alta definição.

Como os demais data centers da Ascenty, a unidade de Hortolândia funciona conectada à rede própria de fibras óticas da empresa, atualmente com mais de 3,5 mil quilômetros, que interliga todas as suas unidades aos principais data centers e operadoras de telecomunicações do país. As outras unidades da Ascenty no estado de São Paulo estão situadas em Campinas e em Jundiaí. Em junho, a empresa inaugurou seu primeiro data center no Nordeste, localizado no município de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.