Seges investe em ferramentas de web e software livre

0

A Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento (Seges) segue apostando nas redes sociais e nas plataformas de software aberto para tornar mais ágil e modernizar suas operações. Depois de criar uma portal nacional sobre gestão pública e de passar a usufruir dos benefícios de ferramentas como YouTube, Twitter, Flickr e Google Docs, a Seges colocou no ar o portal de colaboração WikiSeges, que será utilizado internamente e aberto para contribuições dos servidores.
O projeto da Seges também envolve a migração para tecnologias de código aberto de um grande volume de sistemas proprietários de documentação e gestão do conhecimento. Com essa medida, o órgão espera obter a padronização de procedimentos, redução de custos e de trabalho operacional, além de gerar soluções estáveis, contínuas e confiáveis.
Entre as ferramentas alteradas para software livre, a Seges destaca itens como servidor de aplicações web na intranet rodando exclusivamente software livre, programa de desenho de diagramas, programas de edição de imagens vetoriais e rasterizadas, programa de recuperação de dados de gráficos a partir de imagens e programa de edição arquivos em PDF digitalizados.
Em outra frente, a Secretaria se empenha para a implantação do web service do Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (Siorg) que, como o próprio nome diz, fornece informações para os demais sistemas da administração pública federal.
O objetivo de todas essas iniciativas, de acordo com o secretário Marcelo Viana, é tornar mais ágil e eficiente o trabalho da Seges. Segundo ele, uma organização moderna não deve ficar à margem das inúmeras possibilidades ofertadas pela internet. Nesse contexto se insere "conhecer e usar bem os recursos oferecidos gratuitamente na web".
Na interação com o quadro de servidores, a Seges está pretende viabilizar maior proximidade e cooperação com a adoção de ferramentas simples de software livre como, por exemplo, o "Bate-papo da Seges", serviço de mensagens para aproximar pessoas e facilitar o trabalho do cotidiano. Também entra na lista, o "InformaSeges", informativo mensal agora eletrônico com várias funcionalidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.